Saiba o que é o Equinócio de Outono

Do latim, “aequus” quer dizer igual, e “nox” significa noite. Portanto, Equinócio quer dizer “noites iguais”. Ele marca a ocasião em que o dia e a noite têm a mesma duração, cada um com 12 horas. O Equinócio de Outono ocorre no mês de março, quando temos a mudança de estação.

A data do equinócio muda de um ano para outro, porque os anos trópicos (o período entre dois equinócios de março), não têm exatamente 365 dias. Isso faz com que a hora do equinócio tenha uma variação de 18 horas, por isso ele não acontece sempre no mesmo dia.

É observado que a cada ciclo de 04(quatro) anos, o equinócio se atrasa. Então durante o mesmo século, as datas dos equinócios vão acontecer cada vez mais cedo. Para entender, no século XXI, o equinócio aconteceu no dia 21 de março em 2003 e 2007, nos outros anos em 20 de março.Neste ano de 2017, o Equinócio de Outono, aqui no Brasil, acontecerá no dia 20, mesmo.

Somente nas datas dos equinócios o Sol nasce exatamente no Leste e se põe no Oeste. Nos outros dias do ano, ele nasce e se põe deslocado um pouco mais para o Sul e para o Norte.

Rituais do Equinócio de Outono

Alguns povos da antiguidade faziam rituais no Equinócio de Outono para celebrar e agradecer a colheita. Vamos então falar um pouco do Sabbat Mabon.

O nome Mabon vem de um deus celta, o Deus do Amor. Trata-se do dia de Ação de Graça do povo pagão. É o tempo de reunir os familiares e amigos para um jantar, e assim agradecer e celebrar a fartura e todas as conquistas alcançadas. Também é tempo de limpar a casa com uma grande faxina, consertar o que está quebrado, abençoar o lar, enfim, colocar tudo em ordem.

Na celebração se faz um altar, composto por um círculo de 3 metros de diâmetro no chão, uma decoração tradicional e sagrada com bolas, pinhas, rosas brancas, malmequer e cardo, grãos de cereais e frutas e legumes, sino. As flores são arrumadas em forma de buquês ou guirlandas para o altar e em coroas para se colocar na cabeça. Salpica-se sal dentro do círculo e, com uma espada cerimonial sagrada ou uma vareta, traça-se o círculo e assim se inicia o agradecimento pela colheita farta e pede-se proteção para as pessoas amadas, além dos velhos e doentes.

Para resumir, como o Equinócio marca o dia e hora em que começa uma estação do ano, e, já que o dia e a noite duram exatamente 12 horas cada um, podemos entender que este acontecimento é um momento de equilíbrio, de balanço. É quando as sombras (outono), começam a embaçar a luz (verão). Celebre o Equinócio de Outono fazendo orações, agradecendo e soltando para o universo os seus desejos para a próxima estação.

Veja também:

 

Especialistas online

Loanah luz

Loanah luz

Baralho cigano,taro dos anjos

100% Avaliações positivas

350 Consultas

Luna gitana

Luna gitana

Baralho cigano,banhos,numerologia

100% Avaliações positivas

616 Consultas

Místico rhuan fran

Místico rhuan fran

Amor,tarot,coach espiritual

97% Avaliações positivas

3109 Consultas

Mara taróloga

Mara taróloga

Sensitiva,vidente,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

5030 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *