Como combater a depressão e viver melhor

Sentir-se abatido de vez em quando é normal e faz parte da vida, mas quando o vazio e o desespero tomam conta do seu cotidiano, tornando-se permanentes e afetando-lhe a motivação e o sentido da vida, pode significar que você está deprimida. Saber como combater a depressão é crucial para ter uma vida melhor.

Quando você está deprimida, as coisas podem parecer vazias, inúteis e sem sentido, mas com ajuda e apoio você pode ficar melhor e pouco a pouco sair desta fase difícil. Procure ajuda de um profissional para aprender sobre depressão e como lidar com ela, incluindo a identificação de seus sinais, sintomas, causas e tratamento. Este é o primeiro passo para superar o problema.

Pequenas atitudes de como combater a depressão

Como combater a depressão – Para combater a depressão você deve começar a agir. No entanto, o movimento pode ser um grande esforço, porque a pessoa no estado deprimido encontra-se com a vontade paralisada e, por isso, iniciar uma ação, seja ela qual for, mais parece um trabalho de Hércules. Na verdade, só de pensar nas coisas que você deve fazer para se sentir melhor, como uma caminhada ou passar tempo com os amigos, pode ser exaustivo.

Este é o paradoxo que devemos lidar ao pensar em como combater a depressão. As coisas que mais ajudam são as mais difíceis de se fazer. Mas há uma diferença entre difícil e impossível. Não perca a esperança, pois a recuperação é possível quando abordada com estratégia e conhecimento.

Ter um forte sistema de apoio no local irá acelerar sua recuperação. O isolamento aumenta a manifestação da depressão, funcionando como combustível, por isso procure manter contato com outras pessoas, não as evite, mesmo quando você se sentir como se estivesse sozinha no mundo. Deixe sua família e amigos saberem que você está passando por um momento difícil. Não se envergonhe. Procure ajuda.

Faça mudanças. Escolha um estilo de vida mais saudável

Comece devagar a mudar seus hábitos para combater a depressão. Mudanças de estilo de vida nem sempre são fáceis de fazer, mas podem ter um grande impacto sobre a sua saúde. Algumas mudanças muito eficazes incluem:

  • Cultivar relacionamentos de apoio.
  • Fazer exercícios regulares.
  • Regular o sono.
  • Alimentar-se de maneira saudável para impulsionar naturalmente o humor.
  • Desafiar padrões de pensamentos negativos. Pense positivo, insista no pensamento positivo.
  • Praticar atividades que lhe dão prazer.
  • Passar mais tempo na natureza.
  • Ler um bom livro.
  • Ver programas de TV ou filmes de comédia.
  • Tomar um bom banho (tente apreciar esse momento).
  • Ouvir músicas que goste.
  • Envolver-se em algumas pequenas tarefas.
  • Escrever no seu diário.
  • Fazer algumas coisas espontâneas.
  • Ir a um centro de massagens.
  • Relembrar-se do que gosta em si.

A depressão é uma doença séria e precisa de cuidado. Não espere o quadro piorar para pedir ajuda.

Compartilhe este texto com quem mais precisa. Use o Facebook ou o WhatsApp.

Procurando ajuda

Se você está sofrendo com depressão, ansiedade ou se sentindo isolada, saiba que não está sozinha. Existem pessoas que podem ajudá-la a sair dessa situação e a encontrar um sentido na vida. Estas questões são sérias e precisam ser tratadas por profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras.

O atende gratuitamente ligações de pessoas que precisam conversar, desabafar ou simplesmente ouvir uma voz amiga. Trata-se de um centro de apoio emocional e prevenção do suicídio. Eles atendem mais de um milhão de pessoas por ano, de maneira segura, gratuita e sigilosa. Todos os voluntários são treinados para sempre ter uma palavra amiga, ou apenas o tempo disponível para ouvir. Independente da cidade em que você mora, de todo o país, ligue para 141 e fale com alguém sobre suas emoções e seus sentimentos. Muitas vezes essa atitude já alivia o peso da situação.

Se preferir, você pode procurar ajuda do , que oferece auxílio a pessoas com transtornos mentais, depressão e dependência química. Os centros fazem parte da rede pública de saúde, ou seja, oferecem ajuda gratuitamente. Encontre o CAPS mais perto da sua casa e marque uma consulta. Depois da triagem, você será encaminhada para o tratamento adequado.

Veja também:

Especialistas online

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

95% Avaliações positivas

4039 Consultas

Luca tarólogo

Luca tarólogo

Terapeuta,dinheiro,tarot

92% Avaliações positivas

6820 Consultas

Sensitiva anaya

Sensitiva anaya

Mediunidade,tarot,tarot egipicio

100% Avaliações positivas

25 Consultas

Fê tavares

Fê tavares

Tarot mitológico,cartas xamânicas,tarot

100% Avaliações positivas

7 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *