Dia do Trabalhador – 1º de maio

Aqui no Brasil, e em vários outros países, celebramos o dia do trabalhador em 01 de maio, que inclusive é um feriado nacional. A escolha dessa data para homenagear a classe trabalhadora tem muita história envolvida. Quer entender melhor como surgiu essa celebração? Veja a seguir.

Como surgiu o dia do trabalhador?

Toda essa história começa nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Nesse dia milhares de trabalhadores de todas as indústrias da cidade de Chicago fizeram uma greve geral e foram às ruas reivindicar por melhores condições de trabalho.

Na mesma data, porém três anos depois (1889) em Paris – França, houve uma
manifestação que foi convocada em homenagem aos protestos de Chicago e também para lutar pelos direitos para os trabalhadores franceses.

Porém, somente 30 anos depois das manifestações de Paris, em 1919, o Senado francês estabeleceu uma mudança na jornada de 13 horas de trabalho para 08 horas. Assim, a data que homenageia o dia do trabalhador foi oficializada como feriado nacional na França.

Outros países que celebram o dia do trabalhador

Em 1920, o dia 1º de Maio também passou a ser feriado na Rússia, seguindo essa tendência mundial, com o passar dos anos essa data foi abraçada por outras nações como Portugal, Espanha, Austrália e Japão.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o dia do trabalho é celebrado em setembro. Isso porque nos protestos do dia 1° de maio de 1886, e nos três dias que seguiram, houveram muitos mortos e feridos por conta dos confrontos com a polícia. Assim, sem ânimo para comemorações, os americanos resolveram alterar a data que homenageia o trabalhador.

Dia do trabalhador no Brasil – relatos históricos

Há relatos de que aqui no Brasil a data é celebrada desde 1895, e em 1917 o dia do trabalhador foi escolhido para uma greve geral dos trabalhadores brasileiros. Mas foi somente em 1925 que o então presidente da República Artur Bernardes oficializou a celebração da data por meio de um decreto.

A partir daí o dia 1º de maio se tornou o dia de conquistas dos trabalhadores brasileiros. Em 1940, nessa mesma data o então presidente da República Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria ser capaz de suprir as necessidades básicas de uma família.

No dia do trabalhador do ano de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, que tinha como objetivo resolver pendências judiciais envolvendo as relações de trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Em 1943 decretada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), também por Getúlio Vargas. Por muito tempo o dia do trabalhador foi também a data escolhida pelo governo para anunciar o novo salário mínimo.

Atualmente no Brasil, a data é marcada por celebrações e também como dia de luta e de manifestações por parte da classe trabalhadora em busca sempre por melhores condições de trabalho.

Agora que você acabou de ver como surgiu o dia do trabalhador, leia também:

Especialistas online

Mestre andré merlin

Mestre andré merlin

Parapsicologo,cartomante e tarologo,tarot

100% Avaliações positivas

30 Consultas

Lucas liberato tarólogo

Lucas liberato tarólogo

Tarot,vidência,cartomancia

93% Avaliações positivas

268 Consultas

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

636 Consultas

Alexandrita oraculista

Alexandrita oraculista

Magias com cristais,tarot,mediunidade

98% Avaliações positivas

1565 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *