Casamento em crise

Vocês se casaram e imaginaram: Pronto! Agora vamos viver felizes para sempre! Depois de alguns anos você percebe que esse ideal não era muito compatível com a realidade, certo? Isso porque um casamento envolve duas pessoas, que mudam constantemente e que precisam de cuidado e carinho diferentes, dependendo da fase da vida. Por isso, a palavra-chave para um relacionamento de sucesso é resiliência. É um termo que psicólogos pegaram emprestado da física que indica a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à situações adversas, de tensão ou estresse, sem entrar em um surto psicológico. Para melhorar a situação em um casamento em crise, esse conceito é fundamental!

O que coloca um casamento em crise?

Existem diversos fatores que colocam o casamento em crise. Entre elas estão:

  • Sexualidade- Um dos dois está insatisfeito sexualmente, não se sente desejado ou valorizado. Isso gera uma frustração muito grande. O que aconteceu? O amor acabou? Para que dúvidas virem uma crise, é um passo.
  • Dinheiro- A falta de dinheiro traz muitos problemas para um casal, mas às vezes nem precisamos ir tão longe. O simples fato de cada um lidar com as economias de maneira diferente pode ser um fator para uma crise. Se o marido não concorda com a maneira com que a mulher gasta o dinheiro, ou se a esposa sente que não participa tanto da organização financeira da casa, os problemas começam a surgir.
  • Expectativas e planos diferentes- Quando vocês se conheceram, sabiam quais eram os sonhos de cada um, mas depois de um tempo, parece que alguém mudou de ideia e vocês não concordam mais em tudo? Ou vocês até sabiam que existiam divergências antes de se casarem, mas resolveram passar por cima e agora elas voltaram com tudo? Alerta vermelho para um casamento em crise.
  • Criação dos filhos- Vocês discordam em qual é a melhor maneira de educar as crianças, ou um sente que o outro não ajuda o suficiente.
  • Sentimento de repressão- Um dos dois sente que não consegue exercer sua individualidade ou que não recebe atenção o suficiente.
  • Tédio- Depois de anos, é comum que o casal entre em uma rotina, mas se não é dada atenção especial ao relacionamento, ele pode esfriar, e a distância é inevitável.
  • Falhas na comunicação- O diálogo é travado, vem cheio de brigas ou às vezes é até inexistente.
  • Infidelidade- Este tópico é complexo, pois muitas vezes a traição não é o gatilho da crise, mas sim um indicativo de que ela já estava presente há um tempo. Um dos dois estava insatisfeito com o relacionamento e buscou satisfação fora de casa.

Veja também:

Como salvar um casamento em crise?

Se você percebe que uma ou mais situações citadas acima fazem parte da sua rotina, então você vive um casamento em crise. Mas não se desespere, nem tudo está perdido. O mais importante nessas horas é conversar. Veja as nossas dicas:

  • Sente-se com seu marido, exponha a situação. Com certeza ele vai concordar que vocês precisam melhorar o relacionamento.
  • Sejam honestos, respeitosos e otimistas. Entre na luta para vencer, não com um discurso de fim. Isso faz toda a diferença.
  • Fale o que incomoda, mas também assuma os seus erros e onde você pode melhorar. Não adianta nada jogar na cara tudo o que o seu parceiro faz de errado se você não olhar para os seus defeitos também.
  • Mostre-se aberta à mudanças. Isso indica que você está disposta a fazer o que for preciso para salvar o amor que existe entre vocês e vai incentivá-lo a ter a mesma atitude.
  • Existem alternativas que vocês podem tentar para melhorar o casamento, como viagens, terapia de casal e até mesmo um tempo separados, para refletirem sobre o que deve ser alterado em cada um.

O importante é não desistir do amor. Lute por ele, pois sempre vale a pena!

Especialistas online

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

601 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

610 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

571 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Baralho cigano,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

805 Consultas

Ofertas para você

Comentários

  • Eu acredito que a falta do dinheiro seja a principal causa de crises no relacionamento, infelizmente essa é uma verdade que me entristece muito.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *