Um dilema para muitas mulheres: casar ou morar junto?

Antigamente nós éramos criadas para crescer, conhecer um cavalheiro e se casar para sair de casa. Não tínhamos motivos para questionar essa ordem, afinal, nem sabíamos direito que existiam outras opções. Hoje muita coisa mudou. Nós temos oportunidades profissionais, ganhamos nossa independência e temos o direito de escolher quando e com quem nos casamos. Isso com quem quer casar, pois não é mais uma obrigação, por mais que ainda existam as pessoas que julgam uma mulher solteira. Não precisamos esperar o homem dos nossos sonhos para sair de casa, então, quando estamos com um namorado firme, vem a pergunta: casar ou morar junto? O que vale mais a pena?

Como decidir entre casar ou morar junto?

Existe alguma diferença entre as duas opções? Bem, perante a lei, não. A partir do momento em que você e seu namorado começam a dividir o mesmo teto, vocês passam a ter a chamada união estável, que é a mesma coisa que um casamento com comunhão parcial de bens, mesmo que vocês não tenham assinado nenhum documento. Então, a decisão entre casar ou apenas morar junto é bem pessoal.

Se você está em dúvida entre casar ou morar junto, dê uma olhada nos diferentes motivos para cada opção:

Motivos para cada opção: Casar ou morar junto?

Alguns casais preferem fazer um teste antes de se casar e por isso decidem dividir o mesmo teto para então, subirem ao altar. Psicólogos dizem que isso faz bem, pois já os prepara para as complicações da convivência, como dividir as contas, lidar com as manias do outro e também o casal já consegue sentir como é estar ao lado da pessoa amada diariamente. Outro motivo que leva os jovens a não optarem pelo casamento é a economia. Organizar uma festa custa muito dinheiro e às vezes o casal prefere gastar essa quantia em um apartamento ou simplesmente guardar para o futuro.

Se a ideia for morar junto para fazer um teste, proponha um limite de tempo, para que essa fase não se estenda demais, deixando-a insegura e insatisfeita.

Veja também:

Quem opta pelo casamento afirma que é importante ter o vínculo, um marco que inicia a nova fase. Para eles, quando você é casado, tem mais disponibilidade para lutar pelo relacionamento e leva mais a sério o compromisso. Existe uma sensação de “oficial”, que para algumas pessoas é importante. Psicólogos também afirmam que o homem se compromete mais e faz planos com a parceira quando está casado, pois tem uma noção mais clara da seriedade da situação.

O casamento é uma decisão que envolve as famílias, os amigos e, independente do tamanho da celebração, trata-se de um ritual de passagem para uma nova fase na vida dos dois. Quem opta pelo casamento antes de viver junto se preocupa com essa parte. Para eles, não faz sentido realizar esse rito depois de já estar sob o mesmo teto que o parceiro.

O mais importante para tomar a decisão correta entre casar ou morar junto, é ter um diálogo aberto com o parceiro. Você precisa ter liberdade para falar como se sente com cada situação. Ouça as preocupações do seu namorado e entenda sua posição. Só assim vocês conseguirão seguir em frente, seja de véu e grinalda ou apenas com uma malinha na mão. O amor fala mais alto do que qualquer convenção e vocês devem fazer o que é certo para vocês e não para os outros.

E aí, já decidiu? Você prefere casar ou morar junto? Escreva nos comentários!

Especialistas online

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

85% Avaliações positivas

125 Consultas

Lucas liberato tarólogo

Lucas liberato tarólogo

Tarot,vidência,cartomancia

93% Avaliações positivas

252 Consultas

Nathalya artemis

Nathalya artemis

Mediunidade,tarot,numerologia

82% Avaliações positivas

124 Consultas

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

209 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *