Como lidar com a timidez?

Existem pessoas que são naturalmente extrovertidas e outras que preferem ficar mais quietinhas, no seu canto. Todos os traços de personalidade são legítimos e precisam ser respeitados. Mas existem momentos em que precisamos nos destacar, falar em público, liderar algum projeto e travamos. Por isso, separamos algumas dicas para você aprender como lidar com a timidez!

Vivemos em um mundo em que o tímido é mal visto, mas isso não tem nada a ver. O que pode acontecer é que se não sabemos como lidar com a timidez, ela pode nos atrapalhar em momentos importantes como uma apresentação, uma entrevista de emprego ou até para conhecer um novo amor. Nessas horas, algumas dicas são válidas para driblar a insegurança e alcançar o sucesso.

Aprenda como lidar com a timidez

Compreenda de onde vem sua timidez. Você sempre foi assim ou aconteceu algo quando era pequena que te deixou mais fechada? Essa informação é importante para conhecer a complexidade do sentimento. Se for muito difícil encontrar o motivo, procure ajuda de um terapeuta.

Conheça seus pontos fortes. Com certeza você é boa em alguma coisa, então trabalhe essa área na sua vida. Você vai ver como sua autoestima vai crescer e se sentirá mais confiante em todos os momentos.

Preste atenção a respiração. Faça exercícios de respiração antes de entrar na situação que te aflige. Feche os olhos, inspire lentamente e expire pelo nariz ainda mais devagar. A expiração deve durar mais que a inspiração. Faça isso por 3 a 7 minutos.

Não fuja de olhares. Quando for andar na rua, olhe as pessoas nos olhos e cumprimente-as. Se for difícil, comece pelo porteiro do prédio, o guarda da rua e depois, vá cumprimentando quem passar. É um exercício simples que rompe barreiras.

Faça atividades novas. Chame uma amiga e se inscreva em uma aula de dança ou de línguas. Saia da rotina e veja as oportunidades que aparecem.

Faça teatro. Você vai pensar: “Está louca? Eu nunca vou me apresentar em um palco!” E não é isso que estou sugerindo. Muitas escolas de teatro oferecem cursos para não atores, com exercícios corporais, de impostação de voz, respiração e jogos em grupos que ajudam a soltar o corpo e relaxar. Com o tempo, você vai conseguir aplicar essas técnicas no trabalho, nas festas e em casa.

Respeite-se. Se não se sente a vontade para fazer algo, pense bem porque isso está acontecendo e, se sentir melhor, não faça no momento. Não adianta nada ter uma crise de pânico só para cumprir uma meta. Isso só vai te deixar mais assustada para a próxima vez.

Essas são algumas dicas que podem ajudar a lidar com a timidez. Se preferir, use terapias alternativas como cromoterapia e aromaterapia para despertar a sua confiança interior. Você é capaz e merece ter tudo do melhor!

Veja também:

Descubra os benefícios da cromoterapia

Especialistas online

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

76% Avaliações positivas

86 Consultas

Mago lucas

Mago lucas

Tarot,vidência,cartomancia

91% Avaliações positivas

214 Consultas

Luan tarólogo

Luan tarólogo

Baralho cigano,tarot,mediunidade

90% Avaliações positivas

98 Consultas

Lara caliope

Lara caliope

Terapeuta holistica,mediunidade,tarot

87% Avaliações positivas

143 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *