A história sobre o dia da Mulher

Que a mulher não é o “SEXO FRÁGIL’, todo mundo já sabe. O dia da mulher, aquele em que celebramos nossa luta e nossa força, é no dia 08 de março. Existem muitas histórias por trás dessa data, todas reais e impressionantes.

Histórias sobre o dia da mulher

Em 08 de março de 1857, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres. Esse movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Já em 08 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857, exigindo o voto feminino e o fim do trabalho infantil. Elas caminhavam com o slogan “Pão e rosas”, o pão significava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Essa manifestação também foi reprimida com violência.

No dia 25 de março de 1911, houve um incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque, por condições precárias de segurança no local. Neste incêndio morreram cerca de 145 trabalhadores, na maioria mulheres. Essa tragédia provocou mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Durante a revolução russa, em 08 de março de 1917, as mulheres que trabalhavam na indústria têxtil entraram em greve e pediram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa revolução terminou em outubro de 1917. A data entrou para a história, afinal foi um grande feito das mulheres operárias. Assim, depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março aos poucos foi se tornando o dia de homenagear as mulheres.

No Brasil, os movimentos para reivindicação dos direitos das mulheres por melhores condições de trabalho e qualidade de vida surgiram no meio dos movimentos anarquistas do começo do século XX. Nas décadas de 20 e 30 a luta feminina ganhou mais força com o movimento das sufragistas (votantes) e, em 1932, as mulheres conseguiram o direito ao voto, na Constituição Promulgada por Getúlio Vargas. Mas foi em 1970 que começaram, em nosso país, as organizações para discussão sobre a saúde da mulher, a igualdade de gêneros e a sexualidade.

Em 1982 foi criado o Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985 surgiu a primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Voltando ao 08 de março, foi em 1945 que a ONU, Organização das Nações Unidas, assinou o primeiro acordo afirmando os princípios de igualdade entre homens e mulheres. O movimento feminista ganhou mais força nos anos de 1960, e em 1975 se comemorou oficialmente o Ano Internacional da Mulher. Mas só em 1977 o “08” de março foi reconhecido pelas Nações Unidas, oficialmente, como O Dia Internacional Da Mulher. 

Veja também:

O grande objetivo do dia da mulher é a realização de debates, conferências e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual, pois mesmo com todos os avanços, nós ainda sofremos com preconceito, baixos salários, jornada excessiva de trabalho, desvantagens na carreira profissional, violências físicas e morais.

Esse dia é sempre comemorado com presentes simbólicos, principalmente rosas… celebrar o dia da mulher significa mostrar o nosso respeito a todas as mulheres que lutaram, e lutam, para que todas tenhamos uma vida melhor.

Poema especial o dia da mulher

Mulheres serenas, promessas de nada.
mulheres de vento, de sopro divino,
mulheres de sonho, mulheres sentido, mulheres da vida,
melhor ter vivido…
Mulheres de tempo, em que tudo que havia fazia sentido,
mulheres que eu vejo, no sol de janeiro,
mulheres saídas de potes de vidro, mulheres faceiras,
as mais feiticeiras, melhor ter sorrido…

Mulheres de tantos e tantos perigos,
mulheres de vinho e de vã harmonia,
mulheres convívio, mulheres no cio,
as mais parideiras, melhor ter nascido…

Mulheres de luzes e de absinto,
mulheres que um dia sonhei colorido,
mulheres de santos, mulheres de igrejas,
as mais rezadeiras, melhor sacrifício

Mulheres que um dia deitaram comigo
, mulheres tão lindas e de maior juízo,
mulheres de danças, as tranças nos ombros, meus olhos caídos….

Mulheres que fecham a vã poesia,
mulheres que o ouro não tem nem princípio,
mulheres de outono, o seu abandono, melhor ter carinho…

Mulheres de um tempo em que estive sozinho,
mulheres de riso abrindo janelas,
mulheres que sonham, seu sono macio, melhor o seu ninho….

Mulheres do dia e da noite,
eternos, mulheres que lutam
, raízes na terra, mulheres que as feras,
no meio da noite, não mais intimidam…

Mulheres espera, no mar do abandono,
mulheres teares, tecendo seu linho, mulheres tão loucas,
Seu beijo na boca, uma taça de vinho…

– Autor Desconhecido

Especialistas online

Mago lucas

Mago lucas

Tarot,vidência,cartomancia

91% Avaliações positivas

211 Consultas

Alexandrita oraculista

Alexandrita oraculista

Magias com cristais,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

1312 Consultas

Lara caliope

Lara caliope

Terapeuta holistica,mediunidade,tarot

87% Avaliações positivas

143 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

521 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *