Entenda o por que as pessoas mentem?

Ninguém gosta de descobrir que caiu em uma mentira. Ao mesmo tempo em que detestamos quem mente, nem percebemos que contamos pequenas mentiras diariamente, mesmo que seja a chamada inofensiva. Afinal, por que as pessoas mentem se é algo tão negativo?

Um estudo na Inglaterra comprovou que 60 % das pessoas mentem pelo menos uma vez em uma conversa de 10 minutos com um estranho. Sabe qual é a mais comum, de acordo com o estudo? “Estou bem. Está tudo ótimo”. Quantas vezes você não falou isso mesmo se sentindo péssima?

Nós inclusive ensinamos nossos filhos a mentir,com a desculpa de que é “por educação”. Ou você nunca falou para o seu filho agradecer um presente que ganhou e dizer que adorou, mesmo sem ter gostado?

Afinal de contas, por que as pessoas mentem?

Se você também quer saber por que as pessoas mentem, veja alguns motivos abaixo:

Evitar conflitos e manter a conduta social- é o famoso: “Como você está magra!” ou “Desculpe o atraso, estava parada no trânsito”. Você já deve ter usado mentirinhas como desculpas e isso não prejudicou ninguém, mas não deixa de ser mentira.

  • Autoestima – quando a pessoa sente que sua autoestima está em perigo, começa a mentir. Quanto mais longe for a imagem que ela quer passar para o mundo de sua verdadeira personalidade, mais ela vai mentir, contar vantagem. É aquele cara do escritório que mente no currículo, ou a amiga que conta vantagem em tudo. Conhece alguém assim?
  • Forma de controle – quando mentimos, conseguimos o que queremos com mais facilidade. É uma maneira de controlar as atitudes dos outros também. Você quer alguma coisa e sabe que, se contar uma mentirinha simples, pode ser mais fácil de conquistá-la.
  • Homens – costumam mentir mais para melhorar sua imagem perante os outros. Eles aumentam as histórias para que os amigos fiquem mais impressionados.
  • Mulheres – costumam mentir para agradar os outros e para se sentir melhor. Uma mentira para massagear o ego é muito comum entre as mulheres.
  • Por que as pessoas mentem? Porque podem – pessoas mentem simplesmente porque saem ilesas e não são pegas. Quanto mais funcionar, mais elas vão mentir.
  • Para escapar de uma situação – é aqui que entram aquelas mentiras mais perigosas, que envolvem traição e enganação. A mentira serve para encobrir a realidade que pode trazer problemas para o relacionamento, seja afetivo, familiar, no trabalho ou com amigas.

Mais do que descobrir por que as pessoas mentem, é preciso entender o que te leva a mentir. Existe um dilema filosófico e moral com relação à mentira. Enquanto as religiões e alguns pensadores são contra qualquer tipo de mentira, outros acreditam que uma mentirinha de vez em quando é necessária para mantermos a ordem na sociedade.

Kant, por exemplo, acreditava que nunca deveríamos mentir, nem para salvar uma vida, pois o que falamos pode afetar as ações do outro. Aristóteles acreditava que poderíamos até aumentar ou diminuir uma verdade, mas nunca inventar um fato. Shopenhauer acreditava que podemos mentir para nos salvar, principalmente de força física, quando somos coagidos a essa atitude.

Enfim, podemos ver que mentir ou não é uma escolha moral e pessoal. Cabe a você colocar a mão na consciência e ver a necessidade dessa mentira e como ela vai afetar o outro. Depois, cabe a você também arcar com as consequências que vierem, como ser pega no ato.

Veja também:

Especialistas online

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,mediunidade

96% Avaliações positivas

934 Consultas

Douglas cigano

Douglas cigano

Baralho cigano e magia cigana

98% Avaliações positivas

1008 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

95% Avaliações positivas

4029 Consultas

Pai edson d'osun

Pai edson d'osun

Buzios,baralho cigano,tarot

93% Avaliações positivas

484 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *