O que é Avareza? – Desvendando os Pecados Capitais

Um dos sete pecados capitais mais presentes em nosso dia a dia. Entenda melhor o que é avareza: ela está ligada ao dinheiro e ao apego aos bens materiais. Muitas pessoas têm como foco na vida ficarem ricas. Não comprar uma casa ou fazer uma viagem, mas juntar fortuna.

O que é a avareza e quais suas características?

As características da avareza são: ganância, apego ao dinheiro, medo de que falte no futuro, medo de pessoas interesseiras, entre outras.

Alguns avarentos por aí passaram por privações na infância, por isso o medo de que tudo acabe. É o caso de quem passou por grandes crises financeiras ou guerras. Quando a avareza foge do controle, a pessoa pode cometer enganos, mentir, ser falsa, omitir informações e desconfiar de todos. Tudo isso para juntar mais bens materiais para si.

Este é o caso de políticos, por exemplo, ou empresários que ganham dinheiro aplicando golpes em pessoas e empresas. Você já deve ter visto algumas histórias assim, não? A frase típica do avarento é: “quanto mais tenho, mais quero ter”.

O que é avareza e ao que ela pode levar?

A avareza pode levar a outros dos Sete Pecados Capitais como, por exemplo, a soberba. Quem acumula muito dinheiro, acaba se sentindo melhor do que os outros, principalmente porque a nossa sociedade dá muito valor ao sucesso financeiro, nos fazendo acreditar que ter é o mesmo que ser.

Essa é uma das questões que gera avareza. Hoje em dia existe uma falta de contato com o nosso mundo interior tão grande, que acreditamos que a felicidade está do lado de fora, no que podemos acumular, comprar e mostrar aos outros. Mas conforme juntamos coisas e dinheiro, percebemos que o vazio interno permanece e ao invés de mudarmos nossas atitudes, buscamos conforto externamente, caindo em um ciclo vicioso de consumismo.

Para controlar a avareza é necessário exatamente fazer o processo inverso. Olhar para dentro e perceber o que realmente a faz feliz, toca o seu coração e seria insubstituível em sua vida. Com certeza você vai descobrir que são coisas que não possuem valor.

No século XIII, São Tomás de Aquino publicou a Suma Teológica, onde detalha sobre os 7 Pecados Capitais. Contudo, não adianta existir apenas as punições, deve ter também as regras ou inspirações para que as pessoas não cometam tais pecados. Com base no poema épico Psychomachi (Batalha das Almas), escrito por Prudêncio, surgiram as sete virtudes.

O antídoto contra a avareza é a caridade. Demos pensar no próximo, não apenas na questão de doação material, mas também na espiritual. Dedique um tempo na semana para cuidar de quem precisa, nossos avós, idosos em geral, crianças e animais. Retribua ao próximo com aquilo que você tem de mais precioso.

Os 7 Pecados Capitais na literatura – o que é avareza

Um personagem que representa bem este pecado capital é o Tio Patinhas, se lembra dele? Ele inclusive mantinha a primeira moeda que ganhou na vida dentro de uma redoma de vidro, como um troféu.

O, de Ariel Dorfman foi escrito inspirado exatamente neste pecado. Nele, o autor chileno conta a história de Graham Blake, um homem de negócios que tem muito sucesso, mas se perde em meio a suas neuroses.

Agora que você já descobriu o que é Avareza e sabe como neutralizá-la, veja também.

Especialistas online

Yaskara  taróloga

Yaskara taróloga

Mediunidade,carreira,tarot

97% Avaliações positivas

19971 Consultas

Ely tarologa

Ely tarologa

Numerologia,magia divina,tarot

98% Avaliações positivas

8357 Consultas

Luca tarólogo

Luca tarólogo

Terapeuta,dinheiro,tarot

92% Avaliações positivas

6820 Consultas

Sensitiva anaya

Sensitiva anaya

Mediunidade,tarot,tarot egipicio

100% Avaliações positivas

25 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *