Você sabe o que é Gula? Desvendando os Pecados Capitais

Domingo é um dia santo, mas também é dia de cometer um dos sete Pecados Capitais mais populares: a Gula! Mas, o que é gula? Este pecado trata de quem come e bebe demais, mesmo que já satisfeito, pelo simples prazer. Está relacionado ao egoísmo, pois a pessoa não se contenta com o que tem, quer sempre mais.

Existem vários provérbios da Bíblia que falam sobre o que é gula. Um deles é o 23:20-21, que diz: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comedores de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem”.

O que é a gula e quais suas características?

Mas você deve se perguntar: o que tem de tão ruim em comer um pouco a mais de vez em quando? Por que a gula faz parte dos sete pecados capitais?

Segundo a Igreja Católica, a falta de moderação sobre o que comemos indica descontrole em todas as áreas de nossas vidas, tanto física, quanto mental e espiritual. Uma pessoa que não resiste a comida, também vai cometer outros excessos com drogas, vai se deixar levar por fofocas e outros sentimentos negativos. Precisamos ter controle sobre nosso apetite ou seremos levados a cometer outros pecados e males, como a preguiça, o comodismo e a avareza.

Avareza porque muitas vezes já estamos satisfeitos e mesmo assim comemos mais, deixando o outro passar fome. Não dividimos o que temos, pois queremos aproveitar sozinhos.

Por isso, é importante sabermos o que é gula, pois ela também leva a um mal não tanto religioso, que é a doença. Uma pessoa que come demais, não pensa no que ingere e prefere porcarias a ingredientes frescos e saudáveis, sendo assim, está propensa a ter problemas de saúde como diabetes, ataque do coração, pressão alta e ganho de peso.

No século XIII, São Tomás de Aquino publicou a Suma Teológica, onde detalha sobre os 7 Pecados Capitais. Contudo, não adianta existir apenas as punições, deve ter também as regras ou inspirações para que as pessoas não cometam tais pecados. Com base no poema épico Psychomachi (Batalha das Almas), escrito por Prudêncio, surgiram as sete virtudes.

O antídoto para a gula, de acordo com a obra de Prudêncio, é a temperança. Devemos evitar excessos, tanto na alimentação quanto em outras questões. Viver no equilíbrio faz bem para o corpo, a mente e o espírito.

Conhecendo mais sobre os 7 Pecados Capitais

Uma abordagem bacana feita com os pecados foi a da editora Objetiva. Ela reuniu 7 autores importantes para a literatura e pediu que cada um escrevesse uma obra baseada em um dos 7 Pecados Capitais. Foi assim que surgiu a coleção Plenos Pecados, uma maneira de refletir, aprender e se entreter com este tópico.

, de Luiz Fernando Veríssimo, conta a história de 10 amigos e decidiram viver uma celebração da gula. Eles comem em bando, sem medo da morte ou do dia de amanhã. É divertido e exemplifica bem o pecado.

Agora que você já descobriu o que é gula, veja também:

Especialistas online

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,alquimia

100% Avaliações positivas

157 Consultas

Amyn ty ayrá

Amyn ty ayrá

Sacerdote babalorixá candomblé,búzios africanos,tarot

100% Avaliações positivas

204 Consultas

Selene maglyat

Selene maglyat

Tarot,baralho cigano,aconselhamento

97% Avaliações positivas

227 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Tarot,baralho cigano

100% Avaliações positivas

173 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *