O que é inveja – Pecados Capitais

Vamos começar este texto sobre o que é inveja com uma pesquisa feita pelo jornalista Zuenir Ventura: de todos os sete pecados capitais, a inveja é o mais lembrado, porém o menos admitido. Outro fato interessante: Você já reparou que todo mundo tem medo de olho gordo, mas ninguém coloca mau olhado em ninguém?

Talvez isso aconteça porque a inveja é um pecado capital bem inútil. Você não tira nenhuma satisfação dele, apenas deseja o que o outro tem e, em alguns casos, espera pelo fracasso do outro. “Se eu não posso ter, que ele também não tenha”. Este é um sentimento muito feio e ninguém gosta de assumir que o tem, pois é um grande sofrimento, que vem acompanhado de insegurança, fracasso e fraqueza. Quer entender melhor sobre o que é inveja? Veja a seguir.

Mas afinal, o que é a inveja?

A inveja é aquele desejo que temos por adquirir posses, habilidades e status que os outros possuem. Mas por que a Igreja a considera um pecado capital? Primeiro motivo, segundo ela, é que devemos estar satisfeitos com nossa vida, pois Deus não vai deixar que nada nos falte. Em segundo lugar, ela indica que somos controladas por nossas paixões e desejos e não é isso que é pregado pelo catolicismo.

Em terceiro lugar, a inveja anda junto com a avareza e soberba, outros dos sete pecados capitais. Avareza porque queremos acumular mais e mais para nos equipararmos com o outro. Soberba porque ficamos abismados com o fato de que o outro pode ter o que queremos. Como assim??

O que é a inveja e quais os seus perigos?

Quando temos esse sentimento, acabamos cometendo injustiças, fazemos fofocas dos outros, criamos rivalidade onde não existia, mentimos e deturpamos a realidade. Alguns chegam a cometer crimes.

Na Bíblia existem algumas histórias que envolvem a inveja: Caim matou o irmão, Abel, por inveja. Os filhos de Jacó venderam seu irmão José como escravo, pois invejavam sua força e caráter.

É imporante sabermos o que é inveja, para que consigamos ficar livres deste sentimento tão pequeno e mesquinho, precisamos nos concentrar mais em nosso mundo interior. Perceber as bênçãos que recebemos e agradecer pelo que temos. Olhar menos para fora e evitar nos compararmos aos outros o tempo todo. Experimente fazer este exercício: todas as noites, antes de dormir, agradeça por três coisas que aconteceram em seu dia. Isso vai ajudá-la a ver o lado positivo de ser você e, com o tempo, o outro vai deixar de importar tanto.

Entenda melhor os Sete Pecados Capitais

O jornalista Zuenir Ventura, citado no início do texto, escreveu o , onde ele faz um verdadeiro estudo sobre o assunto. Ele entrevista desde psicólogos, antropólogos, padres, pais de santo e pessoas comuns e, durante o caminho, conhece personagens e histórias impressionantes que envolvem intrigas causadas pela inveja.

Agora que você entendeu melhor sobre o que é inveja, veja também:

Especialistas online

Cabalista jocans

Cabalista jocans

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

235 Consultas

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

76% Avaliações positivas

87 Consultas

Electra electra

Electra electra

Cartomancia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

320 Consultas

Lara caliope

Lara caliope

Terapeuta holistica,mediunidade,tarot

87% Avaliações positivas

147 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *