Significado do Olho de Hórus – Aquele que tudo vê

Presente em estampas de camisetas, ou até mesmo em forma de tatuagem, o olho da força e proteção se tornou muito popular. Mas você sabe qual o real significado do Olho de Hórus? Esse símbolo que possui origem no Egito vem se tornando cada vez mais forte no nosso dia a dia, mas você ao menos sabe a importância desse símbolo? Não? Então confira agora a origem e o sentido dessa imagem!

A história que explica o significado do Olho de Hórus

O Olho de Hórus teve a sua origem no Egito Antigo e representa valores importantes como força, coragem, proteção e saúde. A sua imagem é um olho humano com pálpebras, sobrancelha e íris. Assim, logo abaixo do olho aparecem lágrimas que simboliza a perda do olho que ocorreu com Hórus (deus dos céus) na batalha ao enfrentar Seth (deus do caos) e vingar a morte do seu falecido pai.

O significado do Olho de Hórus não é algo específico, afinal pode ser o símbolo para várias coisas. Por exemplo, o olho direito é denominado de Udjat e representa o Sol. Já o esquerdo tem o nome de Wedjat e representa a Lua. Juntos, eles representam o universo.

O significado do Olho de Hórus em outras religiões

Apesar de ter se originado no Egito Antigo, o Olho de Hórus ganhou espaço nas mais variadas culturas. Como tudo que se propaga pelo mundo, esse símbolo também recebeu significados variados em cada diferente crença ou religião.

Para os cristãos, por exemplo, o significado do Olho de Hórus é relacionado ao demônio. Seria uma espécie de um comportamento esperado de uma cultura monoteísta e que, portanto, tenta ridicularizar ou negativar tudo que tem como origem as culturas politeístas. A religião cristã, porém, é exceção.

A maioria das culturas assimilou positivamente esse símbolo. A maçonaria, por exemplo, entende o significado do Olho de Hórus como “aquilo que tudo vê” e o adotou como seu principal símbolo. Ele acabou adicionado a um triângulo em função da preferência pelo número três dessa cultura.

Para outras tantas religiões, como a Wicca, é um símbolo de proteção e energia. A verdade é que, de maneira geral, o símbolo ainda é encarado de maneira muito positiva. O significado do Olho de Hórus mais comum é associá-lo a energias positivas e proteção.

Aproveitando que você já descobriu qual o significado do Olho de Hórus, conheça também alguns sentidos de outros símbolos:

Especialistas online

Cabalista jocans

Cabalista jocans

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

238 Consultas

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

76% Avaliações positivas

87 Consultas

Surya do oriente

Surya do oriente

Baralho cigano,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

102 Consultas

Luan tarólogo

Luan tarólogo

Baralho cigano,tarot,mediunidade

90% Avaliações positivas

109 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *