As superstições brasileiras mais populares

O melhor do Brasil é o brasileiro, certo? Quando dizemos isso pensamos nas praias, nos diferentes estilos musicais… Mas existe algo pouco citado que está presente em quase todos os lugares: as superstições brasileiras! Seja uma crendice simples como quebrar espelho dá 7 anos de azar ou até mesmo fazer cara feia ao vento faz com que seu rosto se transforme em uma eterna careta. O que importa é que todas nós, alguma vez na vida, já ouvimos falar sobre superstições, certo?

Além das pequenas lendas que estamos familiarizadas, temos também as clássicas fábulas do folclore tupiniquim: O saci-pererê que pula em uma perna só, a sereia Iara que encanta a todos com seu canto mágico, o boto cor de rosa e seu charme único e muito mais. No fim, todas essas criaturas possuem características próprias e, com certeza, muito peculiares. Apesar de serem consideradas superstições brasileiras, há quem acredite fielmente, em especial na sorte e azar que elas podem atrair.

Quais as superstições brasileiras mais conhecidas?

Ao derramar sal, jogue mais por cima dos ombros – Dizem por aí que derramar sal é sinal de azar, coisas ruins em sua vida. Contudo, se imediatamente você jogar um pouco dele por cima dos ombros é possível reverter esta negatividade.

Passar por baixo da escada – É má sorte, perigo! Mas calma, essa é uma das mais antigas superstições brasileiras. Transmitida de geração a geração, há quem evite passar até mesmo perto de uma escada. E você, acredita?

Quebrar espelho provoca 7 anos de azar – Diversas pessoas acreditam que, após acidentalmente quebrar um espelho, a vida amorosa estará arruinada para sempre. É uma lenda! Você pode neutralizá-la com rituais para atrair amor ou banhos para fortalecer a vida amorosa. Dica: lembre que o principal elemento está dentro de você. Ame!

Vassoura atrás da porta – Talvez uma das mais conhecidas entre as superstições brasileiras, deixar esse objeto atrás de uma porta pode afastar visitas chatas e indesejadas. Fica dica!

Pimenteiro e espada de São Jorge para mau olhado – É fato que as ervas e plantas possuem um lugar especial em muitos lares. Isso não é diferente com o pimenteiro e a espada de São Jorge, que servem para afastar mau olhado e energias negativas. Que tal ter uma mudinha delas sempre em casa?!

Orelha vermelha e ‘queimando’ – Assim que observamos alguém com a orelha vermelha, logo dizemos: “Alguém deve estar falando mal de você”. Não há comprovações sobre esse mito, mas, com certeza, você já deve ter ouvido sobre esse costume.

Coceira na mão é dinheiro no bolso – Quem não se alegra um pouquinho ao ter a mão coçando e logo após ouvir alguém dizer “é dinheiro se aproximando”? Já pensou, que tudo?! Aproveite a onda de sorte.

Trevo de quatro folhas – É um sinal de boa sorte e grandes benefícios, o trevo de quatro folhas se encaixa perfeitamente dentro da categoria superstições brasileiras. Isso porque se torna raro encontrar trevos com essa característica. Se achou, guarde seu!

A mistura de manga e leite pode matar – Um mito histórico. Na verdade, a junção da fruta e da bebida é super saudável. Essa crença tem origem nos tempos coloniais, onde o leite era considerado “raro”. Ou seja, apenas para quem poderia pagar muito por isso. Para evitar confusão, os “senhores” diziam aos escravos que a mistura desses dois elementos podia levar a morte. Bizarro, não é?

Na TPM não se deve lavar o cabelo – Antigamente, acreditavam que lavar o cabelo deixava os sintomas da TPM mais fortes. Isso fazia com que várias mulheres evitassem sequer passar perto de uma ducha. Mas muitos médicos e pesquisadores já desmentiram essa crença. Já pensou a oleosidade do cabelo das mulheres daquela época, no verão?

Bater na madeira 3 vezes – Uma das superstições mais antigas do mundo! Segundo estudiosos, a tradição de bater na madeira 3 vezes remete aos povos antigos, como os egípcios e os celtas, que batiam na madeira para afastar a negatividade (chocada!). Apesar não existir relação esse gesto como um amuleto de proteção, muita gente leva isso a sério…

O gato preto (não) dá azar – Algo extremamente errado, mas que infelizmente muitas pessoas ainda acreditam, é que o gato preto atrai azar. Por esse motivo, vamos desmistificar essa crença, já que nenhum animal pode influir negativamente em nossa vida. Zele pelo bem deles e ajude a combater esse pensamento equivocado, ok?

Fazer careta ao vento deixa seu rosto torto para sempre – Bom, não há nada cientificamente comprovado. O melhor seria andar sempre com um sorriso no rosto, por vias das dúvidas 🙂

Chinelo virado significa que a mãe morre – Desde criança que se diz: chinelo virado pode ferir alguém que você ama, em especial, sua mãe. Assim, todos corriam para ‘desvirar’ os calçados. Você já fez isso?

Quem brinca com fogo faz xixi na cama – Você com certeza, em algum momento da vida, já ouviu de sua avó, mãe ou tia para não mexer com fogo ou molharia a cama pela noite. É melhor não pagar para ver, certo?

Não há provas sobre a maioria das superstições brasileiras, mas quem acredita fielmente jura que elas existem. E aí, você pratica alguma das crendices citadas? Faltou alguma que você ache necessária estar na lista? Conte para nós!

Especialistas online

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

601 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

610 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

571 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Baralho cigano,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

805 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *