Conheça técnicas de respiração para viver melhor

Um dos processos mais revigorantes para o corpo é a respiração. Além de ser essencial, já que precisamos do oxigênio para a manutenção do corpo, a respiração proporciona uma série de benefícios. Entre eles podemos listar a diminuição da ansiedade, do estresse, da preocupação e também no ganho de concentração. Por isso, é importante conhecer as técnicas de respiração.

Melhor do que respirar é respirar da forma correta

Raramente paramos para pensar no poder da respiração. Fazemos isso se forma automática, sem apreciar o momento. No mundo moderno, com a correria habitual dos dias, quase não temos tempo para sentir o nosso corpo trabalhando. Existem técnicas de respiração voltadas a proporcionar ao indivíduo uma experiência mais plena durante o ato de respirar.

Para você ter ideia da importância de uma boa respiração, práticas como a meditação só funcionam bem quando técnicas de respiração corretas são aplicadas. A entrada e saída de ar do organismo deve seguir um ritmo contínuo e preciso. Além disso, é preciso levar em conta o tempo gasto durante a inspiração e a expiração.

Quando respiramos de forma incorreta, levamos muito menos oxigênio para dentro do nosso corpo. O resultado é que precisamos repetir o processo de inspiração e expiração mais vezes do que o necessário. Isso é muito prejudicial para a nossa saúde, principalmente para os órgãos vitais, que recebem quantidades insuficientes de oxigênio.

A respiração, quando feita da forma correta, pode gerar ganhos para todo o sistema orgânico, além dos efeitos positivos na parte psicológica. Estudos comprovam que a simples mudança nos hábitos respiratórios pode proporcionar relaxamento físico e mental, melhora da circulação sanguínea, potencializa a memória e ajuda no ganho de energia vital.

Principais técnicas de respiração

Se você quer mudar por completo os seus hábitos na hora de respirar, está na hora de conhecer as melhores técnicas de respiração. Mas não se assuste, são bastante simples e podem ser colocadas em prática sem esforço. Com pouco tempo você estará habituado a um novo modo de respirar, melhorando em muito a sua qualidade de vida.

Cada uma delas possui sua peculiaridade, mas todas compartilham o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma boa respiração pode gerar efeitos positivos no corpo e na alma. Por isso, vale a pena tirar alguns minutos do seu dia para desenvolver essas tencionas. Experimente e veja os resultados aparecendo.

A abdominal como técnicas de respiração

Para executar essa técnica de respiração, você deve se deitar de forma confortável. A inspiração do ar deve ser lenta e realizada pelo nariz, durante pelo menos cinco segundos. Depois de inspirar, solte o ar pela boca, de forma completa. Todo o ar presente no pulmão deve ser expulso do corpo. Repita esse procedimento por pelo menos seis vezes consecutivas. Para obter ainda mais resultados, faça sessões duas ou três vezes ao longo do dia.

A alternada como técnicas de respiração

A técnica da respiração alternada é muito comum em aulas de Yoga. Deve ser realizada na posição sentado, com os ombros relaxados e a coluna vertebral bem alinhada. Um dos dedos da mão deve ser utilizado para pressionar a narina esquerda, interrompendo a passagem de ar. Feito isso, inspire pela narina direita, que está livre. Prenda o ar por dois segundos e expire pela narina esquerda, que estava obstruída.

Agora, é a vez de obstruir a narina direita, inspirando com a esquerda. A técnica de respiração alternada recebe esse nome justamente em razão do revezamento entre as narinas. Uma é utilizada para inspirar e a outra para expirar, de forma alternada. Repita esse movimento de inspiração e expiração pelo tempo que desejar.

A visualização guiada como técnicas de respiração

Nessa técnica de respiração, corpo e mente devem funcionar simultaneamente. Inspire e expire profundamente, puxando e soltando todo o ar. Ao mesmo tempo, mentalize em sua cabeça imagens que lhe sejam agradáveis, prazerosas e positivas. Música pode ser acrescentada ao ambiente para facilitar a formação de imagens na mente durante a respiração.

O relaxamento rápido como técnicas de respiração

Entre as várias técnicas de respiração existentes está a do relaxamento rápido. A melhor posição para desenvolver essa técnica é sentado em uma cadeira, com a coluna devidamente ereta e alinhada. A inspiração deve ser lenta e profunda, assim como a expiração. Puxe o ar até preencher completamente o pulmão, soltando tudo em seguida.

A grande diferença dessa técnica para as demais está no movimento dos braços e ombro. Esses membros devem ser balançados durante a prática da respiração. As pernas também devem permanecer relaxadas durante todo o tempo. Trata-se de uma técnica bastante utilizada para ajudar no relaxamento do corpo.

Essas são as melhores técnicas de respiração existentes. Que tal começar a respirar da forma correta e aproveitar todos os benefícios? Vale a pena mudar um pouco os hábitos respiratórios para ter mais qualidade de vida e energia para realizar as atividades diárias. Poucos minutos de prática são suficientes para promover grandes resultados.

Agora que você já conhece essas técnicas de respiração, confira também:

Especialistas online

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

602 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

610 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

571 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Baralho cigano,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

806 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *