Como a terapia de casal pode salvar o seu relacionamento


Este assunto é tabu em muitos relacionamentos, pois muitos casais acreditam que procurar a ajuda de um profissional é um sinal de que o casamento já acabou e que os dois não conseguem resolver suas divergências sozinhos, então, eles não deveriam mais estar juntos. Para que serve uma terapia de casal?

Agora, pense por outro lado: os dois falam, gritam, mas não se ouvem. Ou até o contrário, vocês simplesmente não conversam mais a ponto de nem ter ideia do que se passa na cabeça do seu parceiro. E se pudesse procurar a ajuda de uma terceira pessoa, neutra, que ajudaria a traduzir os sentimentos e as ideias do outro, limpando os ruídos de comunicação que existem? É isso que acontece durante a terapia de casal. Trata-se de um espaço sagrado do casal, em que tudo pode ser dito e os dois conseguem ouvir, enxergar e compreender.

Como funciona a terapia de casal?

A terapia é composta por encontros do casal com um psicólogo, que vai ouvir as principais reclamações, identificar os problemas mais urgentes e indicar caminhos para a resolução do conflito.

Vocês não vão discutir questões individuais, a não ser que elas interfiram no casamento em si. Por exemplo, você só vai falar da mãe dele se ela estiver realmente atrapalhando a sua dinâmica com o seu parceiro. Se não, guarde para sessões individuais.

Existem terapeutas que gostam de dar exercícios e dinâmicas para que o casal recupere a confiança, a intimidade e a cumplicidade. Outros preferem trabalhar apenas com o que o casal traz para o consultório.

A função do profissional não é dar palpite ou dizer quem tem razão na discussão. Muito pelo contrário, o trabalho dele é ajudá-los a encontrar um caminho de comunicação sem ruídos, para que vocês possam resolver os conflitos sozinhos.

Em alguns casos, o casal descobre que o melhor é a separação, mas isso não foi culpa da terapia. O que aconteceu foi que eles descobriram incompatibilidades muito grandes. Quando isso acontece a separação é mais tranquila e saudável, pois os dois estão na mesma página.

O que leva alguém a procurar uma terapia de casal?

Os principais fatores que fazem com que os casais procurem ajuda são:

  • Traição
  • Brigas em excesso
  • Falta de diálogo
  • Abuso e violência (muitas vezes o abuso não é claro, é algo mais psicológico)
  • Sexualidade
  • Falta de comprometimento de um dos dois
  • Machismo
  • Insegurança

Estes são apenas alguns exemplos. Cada casal precisa avaliar o que está atrapalhando o relacionamento e decidir se é hora de procurar ajuda ou não.

Quero fazer terapia de casal. Meu parceiro vai topar?

Verdade seja dita, o homem é sempre mais relutante em fazer terapia, pois envolve abrir seus sentimentos e se expôr para uma estranha. Cabe à mulher mostrar para ele a importância desse passo, o que isso significa para ela e para o casamento e, principalmente, deixar claro que não quer se separar. Que é exatamente por querer ficar junto que está sugerindo a terapia de casal.

Tudo o que acontece na terapia de casal é completamente sigiloso e é importante que o casal faça um pacto de confidencialidade também. Por exemplo, se seu parceiro não quer que ninguém saiba que vão fazer este acompanhamento, não vá contar para a sua melhor amiga, certo? A ideia é construir um espaço de confiança e intimidade e você não vai chegar a lugar nenhum quebrando esse pacto.

Se os dois estiverem comprometidos, a terapia de casal pode mudar o relacionamento para melhor. Peça indicação ao seu médico, procure na internet ou no seu plano de saúde. Existe um terapeuta ideal para o seu problema. Passe por cima do preconceito e faça um teste! Seu casamento vale o esforço!

Leia também:

Especialista ensina como atrair mais amor para seu relacionamento

Especialistas online

Surya do oriente

Surya do oriente

Baralho cigano,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

100 Consultas

Electra electra

Electra electra

Cartomancia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

307 Consultas

Alexandrita oraculista

Alexandrita oraculista

Magias com cristais,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

1339 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

524 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *