Origens da cartomancia: histórias e segredos da arte de adivinhar o futuro através das cartas.

A origem da cartomancia é incerta, uma vez que são muitas as histórias e evidências existentes a respeito do seu surgimento.

Mas há um detalhe em que todos os especialistas e estudiosos da origem da cartomancia concordam: a arte de prever o futuro, vislumbrar o passado e elucidar o presente através das cartas já era bastante difundida e utilizada mesmo entre as civilizações mais antigas.

Indícios históricos da origem da cartomancia já foram encontrados em vários cantos do mundo: na Oceania, na América, no antigo Egito, na Índia e até mesmo no extremo oriente.

A origem da cartomancia segundo a tradição oriental

Uma das referências documentais mais antigas a respeito da origem da cartomancia está em um dos países mais ricos em misticismo e cultura do oriente, a China.

Um antigo livro chinês cita em uma de suas passagens, datada no ano de 1678, uma história em que um oficial do exército do imperador Huei-Song contava a ele sobre uma espécie de jogo de adivinhação e previsão que ele havia inventado. Este jogo era formado por trinta e dois tabletes de marfim, com marcações que se relacionavam aos vários temas da vida, como o Céu, a Terra, a existência do homem e a sua própria sorte.

Outros eventos relacionados à origem da cartomancia foram encontrados na China, como o surgimento de rústicas placas de cobre e prata que possuíam gravações de desenhos e números correspondentes aos nossos naipes atuais. Estas placas rústicas posteriormente teriam sido reproduzidas em papel, originando o mais antigo baralho de cartas conhecido.

A origem da cartomancia segundo a tradição ocidental

No ocidente, a hipótese mais aceita a respeito da origem da cartomancia é que ela surgiu no antigo Egito, nas páginas no mítico Livro de Thoth.

Rezam as lendas que o Livro de Thoth continha doutrinas sagradas para os egípcios, ensinamentos puros e abrangentes para todos os aspectos da vida e do cotidiano. Segundo os estudiosos, tal livro continha respostas para todos os problemas da humanidade e foi criado pelos sacerdotes após estes consultarem-se em pessoa  com o próprio deus da magia, Thoth.

Moisés, que era iniciado e versado na antiga sabedoria oculta dos egípcios, teria levado consigo o Livro de Thoth quando conduziu o povo judeu na fuga para a Terra Prometida e atravessou o mar vermelho. Tempos depois, o livro teria dado origem a um texto denominado Tarot, no qual se encontravam os segredos da roda do tempo e da roda da fortuna.

É por estes indícios que muitos pesquisadores do ocidente acreditam que a origem da cartomancia se deu no antigo Egito.

A origem da cartomancia segundo a tradição europeia

Na Europa, a maior referência relacionada com a origem da cartomancia atende pelo nome de Marie Anne Adelaide Lenormand, ou somente Madame Lenormand, uma famosa esotérica francesa nascida em 1772 e que tinha entre seus clientes figuras muito conhecidas, como o carrasco Robespierre e o imperador Napoleão Bonaparte.

Madame Lenormand criou dois poderosos baralhos de cartomancia, que ficaram conhecidos como baralhos ciganos: o Petit Lenormand, considerado um dos melhores sistemas divinatórios existentes, com trinta e seis cartas que detalham a vida das pessoas em todos os seus aspectos, e o Grande Lenormand, semelhante em virtudes, porém um pouco mais complexo e difícil de interpretar.

O místico povo cigano, a partir do momento em que tomou consciência do poder deste baralho e da sabedoria que ele carregava, passou a utilizá-lo com frequência, e sendo um povo viajante, difundiu-o por toda a Europa e depois pelo mundo.

Especialistas online

Ricardo baratela tarólogo

Ricardo baratela tarólogo

Orientação espiritual,aconselhamento e previsões com o tarot,tarot

100% Avaliações positivas

15 Consultas

Sensitiva anaya

Sensitiva anaya

Mediunidade,tarot,tarot egipicio

100% Avaliações positivas

105 Consultas

Electra electra

Electra electra

Cartomancia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

312 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

576 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *