O que significa LGBT – Desvende o que a sigla quer dizer

Uma das siglas mais populares no mundo moderno é LGBT, mas muitas pessoas desconhecem por completo o significado que ela transmite. Para entender o que significa LGBT é preciso conhecer um pouco da história da comunidade alternativa, antigamente chamada de comunidade gay. O termo está muito relacionado a questões envolvendo sexualidade e gênero.

Movimento LGBT ao longo da história

Pessoas que não se identificavam com o padrão social de sexualidade sempre foram oprimidas ao longo da história da humanidade. É que no mundo, principalmente em sua parcela ocidental, prevalece o conceito de heteronormatividade. Qualquer forma de sexualidade que fuja desse “padrão” tende a ser oprimida.

Se você está se perguntando o que significa LGBT, precisa compreender que a sigla serve para designar pessoas que não se identificam com os padrões sociais. São pessoas que, valendo-se da sua liberdade individual, manifestam interesses outros, não reconhecidos como normais. Por essa razão, sofrem bastante preconceito no seio social.

No começo, as pessoas que sofriam com a falta de identidade com o gênero biológico eram classificadas e rotuladas como gays. O termo era utilizado de forma indiscriminada, para qualquer pessoa cujo comportamento sexual era diferente do padrão heterossexual. Homossexuais, bissexuais e lésbicas eram todos designados pela mesma expressão.

O avanço da comunidade LGBT

Com o passar dos anos, a comunidade de pessoas com interesses sexuais e afetivos diversos começaram a se organizar e a lutar pelos seus direitos. Buscavam reconhecimento social e respeito, assim como qualquer outra pessoa. Ao vencerem as primeiras batalhas, a sigla LGB (Lésbicas, Gays e Bissexuais) foi cunhada, dando mais visibilidade a esse grupo.

Muitos dos que procuram entender o que significa LGBT não conhecem a história de luta que está por trás dessa sigla. Apenas muito recentemente a comunidade formada por pessoas de orientação sexual diferente do padrão heteronormativo ganhou uma sigla mais completa, que engloba várias possibilidades de sexualidade.

O que significa LGBT – A interpretação de cada letra

Cada letra da sigla possui um significado específico, designando uma forma de sexualidade. Apesar de ser uma sigla que representa um grupo, é preciso ter em mente que padrões tendem a ser opressores. O respeito às pessoas, independentemente da sua orientação sexual, deve sempre existir. Descubra agora o que significa LGBT e cada uma das letras que formam essa sigla.

O “L”, primeira letra da sigla, designa as lésbicas. São mulheres que sentem interesse sexual por outras mulheres. No passado, era comum que essa letra viesse em segundo lugar, como na sigla GLS. Com o passar dos anos, esse grupo foi priorizado na ordem, por precisar de mais visibilidade.

Os gays são representados pela letra “G”, segunda na ordem de letras da sigla LGBT. São homens que gostam de se relacionar, afetiva e sexualmente, com outros homens. Os bissexuais, por sua vez, estão representados pela letra “B”, terceira da sigla. Trata-se das pessoas que se relacionam tanto com homens quanto mulheres.

Por fim, para responder o que significa LGBT, temos os transexuais, representados pela letra “T”. São pessoas cuja identidade de gênero difere da que consta em seus registros de nascimento. Elas procuram, através de procedimentos médicos e mudanças de estilo, fazer a transição para o gênero desejado. Nesse grupo também estão inseridos os travestis e os transgêneros.

O que significa LGBT hoje

Na atualidade, são vários os ativistas que atuam em lutas como a de gênero e sexualidade, buscando maior respeito e consideração por parte da sociedade. Muitos acreditam que a sigla LGBT não engloba todas as possibilidades, já o leque de posicionamentos sexuais e de gênero é muito amplo.

Novas letras já foram acrescentadas à sigla, como o “Q”, para designar as pessoas que se identificam como queer, questionando a identidade sexual; o “I”, para os intersexuais; o “A”, para assexuais ou simpatizantes e; o sinal de “+”, para qualquer pessoa que não tenha sido contemplada com as letras anteriores. A sigla final, aceita atualmente, é LBGTQIA+.

Agora que você já sabe o que significa LGBT, bem como os grupos representados por cada uma das letras dessa sigla, poderá compreender melhor a luta desses grupos por respeito. A identidade de gênero é algo bastante relativo, devendo partir de cada pessoa, com base na sua individualidade.

Agora que você já sabe o que significa LGBT, confira também:

Especialistas online

Nathalya artemis

Nathalya artemis

Mediunidade,tarot,numerologia

82% Avaliações positivas

87 Consultas

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Batalho cigano,tarot,mediunidade

96% Avaliações positivas

320 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

509 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

92% Avaliações positivas

448 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *