Conheça a história e o dia da Assunção de Nossa Senhora

Maria é uma das figuras mais importantes da Igreja Católica. Conhecida como Nossa Senhora, a mãe de Jesus é respeitada e conhecida por todos. Por isso, quando ela subiu aos céus para ficar ao lado do Senhor, se tornou um dos motivos de celebração para todos os fiéis e seguidores. Assim, confira como foi a Assunção de Nossa Senhora e descubra um pouco mais o porquê dessa festa!

O que foi a Assunção de Nossa Senhora?

A Assunção de Nossa Senhora é celebrada no dia 15 de agosto no calendário católico e marca a subida da Virgem Maria aos céus. Isso porque Maria teria morrido enquanto dormia, aproximadamente entre os anos 43 e 50 d.C. e, ao acordar, era levada aos céus por anjos incumbidos por Deus de levar a mãe de Cristo junto a Si.

A tradição dá conta que Maria tinha 60 anos de idade no momento em que Jesus Cristo, seu filho subiu ao céu. Dentre seus principais sofrimentos em vida, as dúvidas quanto ao esposo, a pobreza, a perda do Filho, a separação dele no início de sua pregação, a morte em praça pública de Jesus Cristo teriam causado muitas dores no coração de Maria.

Mas, segundo os estudos de São Bernardo e São Francisco de Sales, a Paixão, Calvário e morte de Jesus Cristo, seu filho tão amado, foi a causa principal de sua morte e consequente Assunção de Nossa Senhora.

Uma das mais prováveis teses quanto à Assunção de Nossa Senhora dá conta de sua morte antes da dispersão dos Apóstolos e perseguição de Herodes Agripa a eles. Sua Assunção teria ocorrido no Monte Sião, mesmo local onde Jesus Cristo ministrou os mistérios da Eucaristia e onde o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos.

A Assunção de Nossa Senhora celebra não somente sua subida aos céus, mas sua renovação de fé, o mistério da salvação e também sua vida em Cristo, do começo ao fim de sua passagem na Terra.

Nas palavras do Papa Pio XII, que instituiu a Assunção de Nossa Senhora como data oficial de celebração no calendário católico: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

A celebração da Assunção de Nossa Senhora

Até a oficialização pelo , esta data era celebrada com o nome de “Dormição”, que significa um sonho de amor. Ao ser denominada Assunção de Nossa Senhora ao Céu, dá-se a entender que o Senhor reconheceu todos os sacrifícios de Maria em vida e a glorificou fazendo-a subir ao mais alto do céu.

A cidade de Fortaleza, por exemplo, declara feriado municipal, já que Nossa Senhora é considerada a padroeira da cidade. Em Belo Horizonte, também é feriado no dia 15 de agosto em decorrência da Assunção de Nossa Senhora.

Outras cidades também consideram o dia da Assunção de Nossa Senhora como feriado, no Brasil: Jales, em São Paulo; Oeiras, no Pará, Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.

Assunção ou ascensão?

Muita gente se pergunta porque usam palavras diferentes para tratar da subia aos Céus de Maria e seu filho. Porque Ela teve uma assunção e Ele uma ascensão?

De acordo com teólogos, o que diferencia os dois eventos é fato de que Maria só teve acesso aos Céus depois de sua morte e ressurreição. Ela não tinha a liberdade de ir ao Céu ainda em vida, como bem entendesse. Em outras palavras, ela não subiu ao Céu por seu próprio poder, sendo conduzida daqui para cima por anjos do Senhor.

Já o termo ascensão de Jesus Cristo se deve ao fato de ele ter o poder de ir ao Paraíso por seu próprio poder e vontade. É por isso que se fala em Ascensão de Nosso Senhor e Assunção de Nossa Senhora. A ascensão remete a vontade própria, enquanto a assunção tem a ver com a ajuda de agentes externos para que Maria fosse levada até o Céu.

Origem da celebração da Assunção de Nossa Senhora

Foi em 1º de novembro de 1950 que o Papa Pio XII proclamou o dia 15 de agosto como o dia da Assunção de Nossa Senhora. Tal feito foi proclamado por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus, em Roma.

Antes disso, a tradição mais antiga a celebrar essa data vinha de Santo Epifânio, que entre os anos de 374 e 377, compôs poemas sobre a Assunção de Nossa Senhora.

Desde então, a celebração consta como uma das grandes festas católica e também em cidades que optaram por considerar o dia 15 de agosto um feriado para celebrar tal fato sagrado.

Aproveite que agora você sabe tudo sobre Assunção de Nossa Senhora, e confira também:

Especialistas online

Douglas cigano

Douglas cigano

Baralho cigano e magia cigana

97% Avaliações positivas

1068 Consultas

Douglas sonza

Douglas sonza

Tarot,amor,baralho cigano

99% Avaliações positivas

11020 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

94% Avaliações positivas

4284 Consultas

Vik médium e tarólogo

Vik médium e tarólogo

Mediunidade,paranormalidade,videncia

100% Avaliações positivas

3852 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *