Contos e lendas do Halloween

O dia das bruxa é celebrado anualmente no dia 31 de outubro, a comemoração surgiu com os irlandeses e chegou aos demais continentes através do processo de imigração. Foi justamente na América do Norte que a tradição se tornou forte com diversos filmes temáticos e crianças fantasiadas pelas ruas. Dizem que neste dia o elo entre o mundo do mortos e dos vivos fica mais fraco e coisas estranhas acontecem… Você conhece os principais contos e lendas do Halloween?

O Halloween é repleto de histórias arrepiantes e muitas tradições: fantasias, maquiagens assustadoras, visitar atrações assombradas, reunir grupos para ouvir contos ou assistir filmes de terror, abóboras laranjas e muitas crianças repetindo a famosa frase “doces ou travessuras” (trick or treat, em inglês). E aí, está preparada para ver alguns contos e lendas do Halloween? Cuidado com o escuro …

Lendas do Halloween – A velhinha do cemitério

“Em uma cidade havia uma velhinha magrinha, alta, toda descabelada parecendo ter uns 90 anos. Todas as noites de lua cheia ela aparecia em frente ao cemitério Cruz e ficava lá pedindo esmola.

Um dia um grupo de alunos deu uma festa no Stilus Halloween, uma danceteria que ficava perto do cemitério Cruz. Foi uma festa sinistra, de arrepiar, que deixou a galera animada. A festa rolou até altas horas da madrugada, quando a turma decidiu voltar para casa.

No caminho de volta da festa, eles passaram em frente ao cemitério e viram uma velhinha pedindo esmola. Os garotos acharam muito esquisito, mas como eram gentis foram lá vê-la e um dos jovens perguntou:

– A senhora não tem medo de ficar aqui até essa hora da noite?

Ela então respondeu: – Quando eu era viva eu tinha. Ao ouvir isso todos saíram correndo.”

Lendas do Halloween – A árvore

Em uma determinada noite, um menino foi visitar seu avô que estava doente. Os dois conversaram por horas até que em um determinado momento o avô fez um grande pedido ao neto:

“Eu quero que você me prometa uma coisa.”

“Claro, vovô.”

“Vou te pedir uma coisa bem séria: prometa que não vai chegar perto daquela árvore no Halloween. ”

“O quê?”

“Aquela árvore velha e solitária, perto da saída da cidade. Existe uma lenda de que enforcaram um cara por lá no Halloween, há uns 100 anos. Desde então ela se tornou uma árvore do mal.”

“Como que uma árvore pode…”

“Shhh, eu estou lhe dizendo. Quando tinha a sua idade, eu e meus amigos fizemos um desafio para ver quem cravaria o nome no topo da árvore. Não tinha nada errado com isso, até que Henry Phillips resolveu que seria o primeiro. Sem dizer o porquê, Henry juntou todo mundo ali na noite de Halloween e começou a ofender a árvore. Seguramos seu canivete e seu isqueiro enquanto ele amarrava uma corda ao redor de uma pedra e depois a jogou sobre um galho.”

“Quando estava com tudo pronto, ele foi puxado para o topo e desapareceu entre os galhos e folhas. Então, depois de algum tempo, percebemos uns barulhos vindos lá de cima e achamos que ele tinha começado cravar o nome no tronco. Foi quando nós ouvimos uma gritaria, como se ele tivesse visto um fantasma. Seu isqueiro veio caindo galho por galho, com o corpo de Henry logo em seguida. Eu nunca vou esquecer do barulho! CRACK! CRACK! Então puff! Ele bateu no chão, morto.“

“O que aconteceu?”

“Isso é o que eu me perguntava. Então na manhã seguinte eu mesmo subi para ver o que tinha lá em cima. Sabe o que eu encontrei, esculpido no tronco? ‘Aqui jaz Henry Phillips”. Com data e tudo mais. Como se fosse uma lápide. Data e hora certinha do dia.”

“Por que Henry suic…”

“Ele não fez isso. Foi uma mensagem da árvore para Henry. Sabe como eu sei?”

“Como?”

“Henry esqueceu o canivete comigo. Ele ainda estava no meu bolso quando subiu.”

Curiosidades sobre o Halloween

  • As abóboras laranjas com velas em seu interior servem para que Jack fuja da escuridão. Conheça sua história
  • As principais cores do Halloween são roxo, laranja e preto
  • Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa e quem comemorava a data era perseguido e condenado à fogueira
  • Os irlandeses que levaram a festa para o Estado Unidos estavam fugindo da fome pelo qual seu país passava
  • A abóbora também simboliza fertilidade e sabedoria
  • As pessoas se fantasiam no Halloween para evitar que sejam possuídas por espíritos maus
  • Dizem que se você quiser encontrar uma bruxa no dia 31 de outubro basta colocar roupas do avesso e andar de costas
  • Alguns brasileiros questionam o fato de comemorar o dia das bruxas em terra tupiniquim, uma vez que possuímos uma grande diversidade folclórica. Assim foi decretado 31 de outubro como o dia nacional do Saci-pererê

Agora que você já leu algumas das principais lendas do Halloween e já sabe detalhes sobre a celebração, que tal ver mais alguns conteúdos especiais?

 

Especialistas online

Lua nova séfira

Lua nova séfira

Amor,carreira,espiritual

100% Avaliações positivas

310 Consultas

Marcus cigano

Marcus cigano

Tarot,amor,dinheiro

82% Avaliações positivas

316 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,mediunidade

95% Avaliações positivas

747 Consultas

Pérola taróloga

Pérola taróloga

Tarot,senstiviva,amor

99% Avaliações positivas

2384 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *