Dia das Bruxas no Brasil – Conheça essa nova tradição

O Dia das Bruxas é uma data de grande destaque nos países anglo-saxônicos, sendo que essa comemoração cultural tem se espalhado e conquistado outros lugares do planeta. Uma data que não é uma tradição no Brasil, pois somente há poucos anos, começou a ganhar espaço nesse território e foi fazendo parte das comemorações do mês de outubro.
Mas, o que significa o Dia das Bruxas no Brasil e como ocorre a sua comemoração?

Como tudo começou – a história do Dia das Bruxas

Para entender sobre o Dia das Bruxas no Brasil, é preciso compreender sobre a sua origem. O seu surgimento ocorreu há mais de 2500 anos, sendo que a crença original, primeiramente, foi criada no Reino Unido. Era na data de 31 de outubro que os espíritos acordavam para tomar posse dos corpos vivos.

Com o propósito de afastar os fantasmas, as pessoas utilizavam caveiras, ossos, abóboras ornamentadas, entre outros, para enfeitarem a porta de suas casas e afugentarem os espíritos. Por ser considerada uma festa pagã, foi condenada durante a idade média e nomeada como o Dia das Bruxas.

Porém, aquelas pessoas que optavam por participar desta celebração eram condenadas à fogueira. A Igreja, que na época determinava o movimento da sociedade, instituiu o dia de finados, a fim de diminuir a influência do Dia das Bruxas no meio social. Na atualidade, esta data é comemorada no dia 2 de novembro. Porém, o dia 31 de outubro continua como o Dia das Bruxas no Brasil e no mundo.

A simbologia do Dia das Bruxas no Brasil

O Halloween é uma festa que está relacionada à morte, amedrontando muita gente. A festa do Dia das Bruxas no Brasil possui simbologias individuais e próprias de uma data que tem como objetivo reverenciar os mortos.

Seus símbolos têm conquistado até mesmo o público infantil. Os mais conhecidos são:

  • Fantasmas;
  • Bruxas;
  • Zumbis;
  • Caveiras;
  • Monstros;
  • Gatos negros;
  • Personagens como Frankenstein e o Drácula.

Existem alguns objetos representativos para a data, como:

  • As velas: indicam o caminho para os espíritos;
  • O caldeirão: é um objeto que indica a queima dos pedidos realizados pelos espíritos;
  • A aranha: simboliza o destino;
  • Os morcegos: são capazes de captarem o campo magnético e identificarem os espíritos.

Nos dias de hoje, as crianças saem às ruas vestidas de acordo com a simbologia da data, passando de casa em casa e solicitando “doces ou travessuras”. Pois na cultura celta, a única forma de apaziguar os espíritos era através da alimentação.

Cores tradicionais da festa do Dia das Bruxas no Brasil

Algumas cores são tradicionais durante a festa do dia das bruxas, sendo que todas possuem um significado:

  • Laranja: Representa a vitalidade, pois os espíritos se aproximavam de quem vestia o laranja, a fim de sugar-lhes a energia;
  • Preto: é a cor das trevas;
  • Roxo: simboliza a magia.

O Dia das Bruxas no Brasil

Na tentativa de instituir o Dia das Bruxas no Brasil, foi criado um projeto de lei que contempla o dia 31 de outubro, como sendo o dia do Saci, um menino travesso, associado às travessuras do dia de Halloween.

Comemorada em todos os países anglo saxônicos, como EUA, Canadá e Reino Unido, o Dia das Bruxas é uma tradição popular.

No Brasil, a influência da cultura americana e o grande número de cursos de línguas, tem intensificado esta festa nas famílias brasileiras e também nas escolas. Porém, existem muitas críticas em relação a esta festividade, sendo a igreja a maior opositora a esta comemoração.

Curiosidades sobre o Dia das Bruxas no Brasil

  • Foi entre 1500 e 1800 que o Dia das Bruxas se propagou e virou uma comemoração tradicional;
  • As fogueiras tornaram-se populares a partir do halloween, como símbolo que visava repelir as bruxarias;
  • Um dos componentes que se evidenciava nesta festa era a alimentação, sendo que as comidas eram enfeitadas conforme os símbolos da comemoração;
  • A festa que ocorria nos EUA, tinham as brincadeiras do Reino Unido como destaque;
  • Na atualidade, o grande comércio das fantasias tradicionais do Dia das Bruxas proporciona um grande lucro aos comerciantes;
  • Para quem não sabe, a cidade de Roma chegou a realizar festas em comemoração ao Dia das Bruxas, porém quando considerada pela igreja uma festa pagã, aboliu a data, condenando-a;
  • Uma das superstições desta data diz que se uma pessoa visualizar um gato preto no Dia das Bruxas estará destinado ao azar. O que é uma grande bobagem, pois todos sabemos que um gatinho jamais poderia representar azar e sim muita doçura ou, no pior dos casos, muita travessura.

Agora que você já sabe um pouquinho das curiosidades referentes ao Dia das Bruxas no Brasil, aproveite a data para se divertir e agradecer a vida.

Especialistas online

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,simpatias,mediunidade

88% Avaliações positivas

140 Consultas

Marcus cigano

Marcus cigano

Tarot,amor,dinheiro

79% Avaliações positivas

274 Consultas

Cigano     itálo

Cigano itálo

Baralho cigano,tarot,astrologia

97% Avaliações positivas

511 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,videncia,mediunidade

94% Avaliações positivas

539 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *