Por que 31 de outubro é o dia das bruxas?

O dia das bruxas, mais conhecido como Halloween, é celebrado anualmente em 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. A data é comemorada em vários países, em sua maioria anglo-saxônicos e, principalmente, nos Estado Unidos. Cultura criada por irlandeses que chegou na América do Norte através de imigrantes e desde então tornou-se um fenômeno. Mas, afinal você sabe por que dia 31 de outubro é o dia das bruxas?

Como surgiu o dia das bruxas? – Halloween

A origem do Halloween é incerta, pois existem várias explicações. A versão americana do dia das bruxas tem origem em “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de Todos os Santos”. Com o passar dos anos virou um único termo: Halloween.

A festa surgiu na Irlanda e com o processo de imigração não demorou a chegar em vários países ocidentais. Teve origem com vários nomes, tais como: Samhain, Samhein e La Samon, mas Halloween acabou tornando-se mais forte. A data marca o fim oficial do verão e o início de um ano novo, alternando de acordo com o hemisfério.

Reza a lenda que em 31 de outubro, dia das bruxas, o elo entre o mundo dos mortos e dos vivos fica mais fraco, abrindo um portal para que os espíritos invadam os corpos e ganhem vida. As pessoas utilizavam fantasias assustadoras para confundir as almas ruins e impedir que fossem possuídas.

Símbolos e tradições do dia das bruxas

Abóboras laranjas, velas, gatos pretos, vassouras, maçãs, morcegos e as próprias bruxas são símbolos que remetem ao Halloween. Uma das maiores tradições são as crianças que se fantasiam e saem de porta em porta dizendo: “Doces ou travessuras” (trick or treat, em inglês). Caso elas não recebam doces, tem permissão para pregar uma peça.

Cada símbolo possui seu significado no dia das bruxas, as abóboras e as velas, por exemplo, derivam da lenda de um homem chamado Jack. De acordo com os contos, ele gostava muito de beber e sempre humilhava o diabo, até que em um determinado dia acabou morrendo. Porém, ele não pode entrar no céu e nem no inferno, sua alma ficou presa sem uma luz no fim do túnel. Por isso as velas eram colocadas dentro das abóboras (nabosocos, para os celtas), para que Jack conseguisse fugir da escuridão.

O gato preto tem uma ligação direta às bruxas, pois os povos antigos acreditavam que elas se transformavam no pequeno animal. Existe também a lenda de que eles são símbolos do mal e azar. A vassoura é o objeto usado para limpar toda a energia ruim, o morcego representa o olhar além das formas e aparências. Por fim, outro ícone do Halloween são as maças, fruta associada aos deuses do amor. Simbolizam a vida na festa de dia das bruxas (cortada ao meio, a parte interna apresenta o desenho de um pentagrama).

Halloween no Brasil

O dia das bruxas chegou ao Brasil por grande influência da cultura americana, essencialmente vinda da televisão. Filmes, séries e até mesmo notícias fizeram com que o Halloween ganhasse adeptos por aqui. A celebração ainda é tímida, já que a data não entrou no folclore nacional. As escolas de idiomas, clubes e festas adolescentes são os principais centros de propagação deste evento. Mesmo com toda a influência midiática, o povo brasileiro não tem o hábito de comemorar o Halloween.

Mas isso não para por aí, há quem critique esta globalização de costumes. Alguns acham desnecessário importar uma cultura norte-americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada. Para reforçar este apelo nacional, 31 de outubro foi decretado o dia oficial do Saci Pererê.influência midiática, o povo brasileiro não tem o hábito de comemorar o Halloween.

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a origem e lendas do dia das bruxas, aproveite e veja também:

 

Especialistas online

Ricardo baratela tarólogo

Ricardo baratela tarólogo

Orientação espiritual,aconselhamento e previsões com o tarot,tarot

100% Avaliações positivas

18 Consultas

Electra electra

Electra electra

Cartomancia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

314 Consultas

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Batalho cigano,tarot,mesa radio

97% Avaliações positivas

454 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,baralho cigano,magia

90% Avaliações positivas

398 Consultas

Comentários

  • Eu não tenho nada contra estas pessoas, só não aprovo muitos picaretas ciganos que não sabem de nada e se passam por videntes. Deveria haver uma reação pelos próprios profissionais da área.

  • Interessante na minha visão 31 de outubro seria 311 porque o numero 311 seria um encontro de Energia que já li sobre isso em outro site .

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *