O dia de São José

Pai adotivo de Jesus, carpinteiro, protetor da Igreja Católica, padroeiro das famílias e dos trabalhadores, esse é São José. O calendário litúrgico dedica duas datas para festejar e homenagear este grande Santo. Dia 19 de março, que, em alguns países é comemorado o dia dos pais, e a outra data em que se celebra o dia de São José é 01 de maio, dia do trabalhador. São José também é padroeiro das Vocações.

Quem é São José?

São José é um dos Santos mais populares da Igreja Católica. Por sua profissão de carpinteiro, é Padroeiro dos Trabalhadores e, por fidelidade a Maria, sua esposa, Padroeiro das Famílias, além, é claro, de ser Padroeiro de muitas Igrejas e muitas cidades pelo mundo afora.

José foi apresentado pelos evangelistas Mateus e Lucas como esposo de Maria, a Mãe de Jesus. Sabe-se que José era descendente do Rei Davi e viveu em Nazaré. Era um homem plenamente obediente às vontades de Deus, cuidava de Jesus como se fosse seu filho legítimo perante a lei.

Foi o Papa Pio IX quem elegeu São José como padroeiro da Igreja, e seus sucessores enriqueceram este santo com outros títulos, como a comemoração do dia de São José em 1 de maio, pelo seu modesto e nobre trabalho de artesão. Porém, o seu título mais alto e nobre é o de Pai adotivo de Jesus, o Messias.

O nome José em hebraico quer dizer “Deus cumula de bens”, muito apropriado à sua escolha como pai do filho de Deus, para que o Verbo Divino pudesse viver em Família, como era seu desejo. No Evangelho de São Mateus, podemos ver como foi grande o sofrimento de José escolher e acolher obedientemente a maior e mais suprema vontade de Deus de ser ele o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja também:

O dia Operário surgiu para lembrar de um massacre acontecido em Chicago em 1886, durante uma greve. Assim, em 1955 o Papa Pio XII instituiu o dia 1 de maio, a festa de “São José Operário”. O Santo é o perfeito modelo de operário, sustentou sua família com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu seus deveres com a comunidade e ensinou o Filho de Deus o seu ofício de carpinteiro.

No dia 19 de março, a Igreja celebra o dia de São José com missas e procissões. Pessoas de outras religiões aproveitam o dia para fazer simpatias e rituais.

Uma simpatia muito comum, mas que também demonstra a fé é a simpatia da fruta. A pessoa escreve o nome de várias frutas em pedaços de papel, dobra esses papéis e, sem olhar, tira uma fruta. A pessoa vai passar o ano todo, até o próximo dia de São José, sem comer essa fruta para alcançar uma graça, um milagre, ou agradecer uma conquista. 

Celebre o dia de São José fazendo algumas orações poderosas

Oração de São José

“A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.

Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.

Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.

Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.

Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.

Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna.

Amem”.

Oração à São José

“São José, você, com o seu humilde trabalho de carpinteiro, sustentou a vida de Jesus e de Maria. Você conhece os sofrimentos dos trabalhadores, porque passou isso ao lado de Jesus e de Maria. Não permita que os operários, oprimidos, se esqueçam que foram criados por Deus. Recorda a todos eles que nunca estão sós para trabalhar, mas que junto a eles estão Jesus e Maria para lhes enxugar o suor, proteger e diminuir seus problemas. Amém”.

Especialistas online

Mestre andré merlin

Mestre andré merlin

Parapsicologo,cartomante e tarologo,tarot

100% Avaliações positivas

30 Consultas

Cabalista jocanz

Cabalista jocanz

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

550 Consultas

Lucas liberato tarólogo

Lucas liberato tarólogo

Tarot,vidência,cartomancia

93% Avaliações positivas

268 Consultas

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,mediunidade

98% Avaliações positivas

1073 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *