Dia de Nossa Senhora Santana – A importância da padroeira dos avós

Você sabe qual a comemoração em 26 de julho?

Conhece a Santa homenageada nesse dia?

Dica: em Feira de Santana é uma data muito importante, mas no resto do país também é considerado o ‘dia dos avós’.

Já sabe de quem estou falando? Sim? Não?

E se eu te falar que é uma festa para comemorar a história da avó de Jesus, você acreditaria?!

Aprenda agora então sobre a importância do dia de Nossa Senhora Santana!

História do dia de Nossa Senhora Santana

Muitas pessoas que acompanham o feriado do dia de Nossa Senhora Santana não conhecem a fundo as origens desse personagem. A Santa está intimamente relacionada a vida de Jesus Cristo. Na verdade, sem ela o nascimento de Cristo nem mesmo seria possível. Santa Ana ou Santana, como é conhecida, é a mãe de Nossa Senhora.

Fazendo a ligação, Santana é avó de Jesus Cristo. É por esse motivo que Nossa Senhora Santana é considerada por muitos a grande padroeira dos avós. Mas existem divergências sobre a origem precisa dessa Santa. Tudo que os estudiosos do assunto conhecem sobre a origem de Nossa Senhora Santana foi encontrado em um evangelho escrito por Tiago, mas que não faz parte do testamento oficial.

Como se sabe, muitos dos livros escritos não foram aceitos ou oficializados pelas autoridades do cristianismo. O livro que fala sobre Nossa Senhora Santana foi escrito por Tiago, provavelmente no primeiro século. Apesar de não ser reconhecido oficialmente pela Igreja, o livro é citado por vários padres cristãos. Ele ajuda a compreender melhor o dia de Nossa Senhora Santana.

Origem do nome Santa Ana ou Santana

Estudos apontam para a origem hebraica do nome “Ana”, que pode ser compreendido como “graça”. A própria origem biológica de Santana revela sua ligação com o divino. Descendente de Aarão, era esposa de um santo, o São Joaquim. Esse era descendente direto de família real de Davi.

É desse seio familiar que surgiria, pouco depois, a criança Jesus, o principal personagem da tradição católica. Apesar dessa relação de parentesco entre cristo e Santana, o dia de Nossa Senhora Santana ainda é desconhecido por várias pessoas, em especial no Brasil. Por isso vale a pena ler sobre o assunto.

A vida que deu início ao dia de Nossa Senhora Santana

Assim como era comum em Israel nos primeiros séculos, o casamento de Santana se deu ainda em sua juventude. São Joaquim, seu marido, era dono de várias posses, considerado uma grande personalidade para a época. Morando em Jerusalém, perto de onde está localizada a , o casal era simples, com uma vida comum. Se relacionavam muito bem socialmente.

Nossa Senhora Santana era estéril

Um dos pontos cruciais que marcam de forma definitiva a história do dia de Nossa Senhora Santana é a sua infertilidade. Mesmo depois de vários anos de tentativa dentro do casamento, ela não conseguia gerar um filho. Dizia-se que a culpa era da mulher, pois na época a esterilidade nunca era considerada como tendo origem na figura masculina.

Além de sofrer de imediato com a culpa pela infertilidade, Santa Ana sofreu ainda mais com as críticas da sociedade. Na época, não ser fértil era considerado uma punição e castigo de Deus. Passou por muita humilhação ao longo da sua vida. Apesar de sofrer menos, São Joaquim também enfrentou as críticas sociais. Entre os sacerdotes era julgado por não ter filhos.

Dia de Nossa Senhora Santana – O milagre da fertilidade

Apesar de não conseguirem resultados, Santa Ana e São Joaquim nunca perderam a fé. Eram grandes devotos de Deus e confiaram em sua intervenção. Certa data, São Joaquim decidiu passar um período no deserto, sem o contato com outras pessoas. Foi lá que recebeu a visita de um anjo, anunciando que as suas orações tinham sido atendidas.

O mesmo anjo apareceu também na casa de Santa Ana, anunciando a realização de um grande milagre. Os pedidos do casal haviam sido finalmente realizados. Pouco depois do retorno de São Joaquim para a sua casa, conseguiram gerar um filho. Esse fato é fundamental para compreender bem o dia de Nossa Senhora Santana.

A importância do nascimento de Maria

Maria, que nasceria de Santa Ana, é fruto de um milagre. A virgem que depois daria vida a Jesus Cristo, a maior divindade da igreja católica, juntamente com Deus, seu pai e criador.

O nome dado à filha foi Mirian, que significa Senhora da Luz. Nós a conhecemos como Maria em razão da tradução do hebraico, língua original, para o latim. A figura de Nossa Senhora Santana é fundamental para a tradição católica.

Essa é a história do dia de Nossa Senhora Santana, a padroeira dos avós. Ela foi responsável por dar vida a Maria, que por sua vez gerou Jesus Cristo. Apesar de todo o sofrimento ao longo de sua vida, por ser incapaz de engravidar, Santa Ana nunca perdeu a sua fé. Ela e o marido, São Joaquim, permaneceram crentes de que Deus iria mostrar o caminho e dar uma resposta.

Agora que você já sabe tudo sobre o dia de Nossa Senhora Santana, confira também:

Especialistas online

Sensitiva anaya

Sensitiva anaya

Mediunidade,tarot,tarot egipicio

100% Avaliações positivas

94 Consultas

Fê tavares

Fê tavares

Tarot mitológico,cartas xamânicas,tarot

100% Avaliações positivas

25 Consultas

Mago lucas

Mago lucas

Tarot,vidência,cartomancia

91% Avaliações positivas

214 Consultas

Nathalya artemis

Nathalya artemis

Mediunidade,tarot,numerologia

82% Avaliações positivas

106 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *