Doutrina Espírita

Allan Kardec e a Doutrina Espírita

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em outubro de 1804, em Lyon, na França. Professor, escritor e tradutor francês, Rivail sempre foi um estudioso, e não era adepto ao modismo. Aos 50 anos, durante alguns estudos sobre magnetismo humano, ele ficou inquieto sobre algumas manifestações e intervenções, até então, supostamente espirituais. Até que um dia uma mensagem foi dirigida ao professor. Um ser invisível disse-lhe ser um Espírito chamado Verdade e que ele, Rivail, tinha uma missão a desenvolver, que seria a codificação de uma nova doutrina.

Rivail descobriu, por intermédio dos espíritos, que em vidas anteriores era um druida na Gália, e que se chamava Allan Kardec. Desde então, passou a usar este nome para a codificação da nova doutrina, que viria a se chamar Doutrina Espírita ou Espiritismo.

Após muitos estudos e avaliações, já com o nome de Allan Kardec, ele fundou em Paris, no dia 1º de Abril de 1858, a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, sob o nome de “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”.

É impossível falar de espiritismo sem falar de Allan Kardec. Sua contribuição histórica está registrada em obras como: “O Livro dos Espíritos”, para a parte filosófica, e cuja primeira edição surgiu em 18 de Abril de 1857; “O Livro dos Médiuns”, para a parte experimental e científica (Janeiro de 1861); “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, para a parte moral (Abril de 1864); “O Céu e o Inferno”, ou “A Justiça de Deus segundo o Espiritismo” (Agosto de 1865); “A Gênese, os Milagres e as Predições (Janeiro de 1868); ‘A Revista Espírita’, jornal de estudos psicológicos.”

O Espiritismo é uma ciência que trata da origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, tem em Kardec sua principal influência e o Brasil é o país de maior número de adeptos da doutrina. Estimativas apontam que 15 milhões de espiritas em todo o mundo, sendo que cerca de 3,8 milhões são brasileiros.

Origem do Espiritismo

Não é certo afirmar data sobre o aparecimento do Espiritismo, pois desde a antiguidade vários elementos indicam sobre sua existência. As manifestações dos espíritos estão registradas, por exemplo, em várias passagens da Bíblia. Joana D’Arc sofreu e foi lançada à fogueira por não querer renegar as vozes espirituais que a motivaram a libertar a França.

Os ingleses e americanos indicam a data inicial do espiritismo moderno como 31/03/1848, dia em que ocorreu o episódio mediúnico de Hydesville (irmãs Fox).

Em 1854, Alan Kardec ouviu pela primeira vez falar nas mesas girantes, após ter o primeiro contato ele fez a seguinte afirmação: “Eu me encontrava, no ciclo de um fato inexplicável, contrário na aparência, as leis da natureza e que minha razão reprimia. Nesse tempo era comum a reunião sem objetivo das manifestações espíritas que chamavam de mesas girantes”.

Kardec apenas procurou de forma lógica e racional entender eventos tidos como sobrenatural ou sem explicação sensata. Em 1957 ele lançou o primeiro livro da Doutrina Espírita, o Livro dos Espíritos com 1019 perguntas feitas aos espíritos.

No movimento espírita, como em todos os movimentos, as coisas vão se definindo aos poucos, através do tempo, não se mostrando logo com a precessão necessária.

No Brasil, o espiritismo ganhou força com Chico Xavier, nascido em 1910, e que teve suas primeiras experiências espirituais aos 4 anos. Brasileiro de personalidade ímpar, Chico só estudou até a 4ª série do ensino fundamental, e foi responsável psicografar 458 livros abrangendo vários gêneros.

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos de suas obras, Chico Xavier cedeu os direitos por seus livres para instituições espiritas promoverem a caridade.

Chico Xavier chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel em 1981, além de receber diversos reconhecimentos como, por exemplo, o Mineiro do século XX, Maior Brasileiro da História e Maior Brasileiro de Todos os Tempos, premiações atribuídas por diversos veículos de comunicação.

Francisco de Paula Cândido ou, simplesmente, Chico Xavier, faleceu em Uberaba, no dia 30 de julho de 2002.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”  Chico Xavier

Principais Filmes Espiritas

Você acredita em anjos? E na interferencia espiritual em nossas vidas? Este tema já foi amplamente trabalhado nos cinemas, levando milhares de pessoas as salas de todo o mundo.

O que filmes como Ghost, Sempre ao seu Lado, O Sexto Sentido, Cidade dos Anjos e Nosso lar tem em comum? Todos tratam claramente a temática espírita, um contato entre os mundos dos vivos e dos mortos e com fortes emoções.

Fizemos uma seleção de importantes filmes com a temática espírita:

  • Ghost – Do Outro Lado da Vida
  • Cidade dos Anjos
  • Nosso lar
  • Amor Maior que a Vida
  • Sempre ao seu Lado
  • Sexto Sentido
  • O mistério da libélula
  • O Último Espírito
  • Amor além da vida
  • Chico Xavier
  • Joelma, 23º andar

Sentiu falta de algum filme? Comente e indique suas sugestões.

Encontre nossos esotéricos para consultas por telefone, chat ou e-mail. Receba orientações para lhe ajudar a ter o equilíbrio emocional, a paz e a serenidade para tomar decisões importantes em sua vida no amor e no trabalho. Faça agora uma consulta de tarot ou vidência personalizada.

 

Especialistas online

Mago lucas

Mago lucas

Magia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

85 Consultas

Surya do oriente

Surya do oriente

Baralho cigano,tarot,mediunidade

79% Avaliações positivas

38 Consultas

Luan tarólogo

Luan tarólogo

Baralho cigano,tarot,mediunidade

77% Avaliações positivas

49 Consultas

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

85 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *