Aplique a energia das cores na decoração de sua casa

São muitos os elementos usados para montar um ambiente, e as cores estão presentes em todos eles. Poucas pessoas sabem, mas as cores têm energia que favorecem o local em que são aplicadas.

Por isso, se você está pensando em pintar as paredes de sua casa ou mudar a decoração do ambiente, procure saber a energia de cada cor. O Feng Shui pode te ajudar a conhecer e aplicar a cor certa em cada ambiente.

Por que usar o Feng Shui e a energia das cores em sua casa?

As cores têm efeitos variados, podem tanto servir como elemento estético, quanto para fins terapêuticos. As sensações que cada uma delas transmitem podem deixar um ambiente mais agradável, mais aconchegante ou mais atrativo.

Mas se usada da forma errada, as cores podem fazer o local ficar com uma energia pesada, afastando as pessoas. Por isso é ideal que você conheça a energia das cores e saiba onde aplicá-las.

As cores e suas energias

  • Amarelo

Por lembrar o ouro, a cor representa riqueza. Ela estimula o intelecto, a concentração e a comunicação. Seu uso acelera a energia do ambiente, por isso gera alegria aos que o frequentam.

Sua aplicação de forma adequada também aumenta o apetite. É uma cor viva que só atrai boas energias. Para uso correto, coloque-a em salas de estudos, cozinhas e ambientes de interação social.

  • Azul

A essência da cor azul está na energia que transmite tranquilidade e harmonia. Mas como há variações de tons, cada um é mais adequado para um ambiente.

O azul escuro está mais para o lado da sabedoria e da intuição, por isso sua energia é mais bem aplicada em quartos, bibliotecas e locais de meditação. Já o azul claro é considerado pelo Feng Shui uma cor que promove a espiritualidade, a juventude e a paz. Com tom parecido ao da água, fica muito bem em banheiros e locais de piscina.

  • Branco

A cor da pureza, o branco simboliza paz, limpeza e frieza. Pode ser usado em qualquer local, mas deve sempre ser associado a outras cores, para não ter efeito negativo.

O branco misturado a um tom vivo pode ser usado na cozinha, no quarto, no banheiro e na área de serviço. Em todos os casos, deve haver um equilíbrio entre os elementos do ambiente, e isso você consegue com quadros e enfeites.

Quem não gosta da cor clara, por achar que deixa a casa vazia e fria, pode optar pelo uso do branco apenas no teto, em molduras e móveis.

  • Cinza

Composta pela mistura dos opostos: preto e branco, o cinza é símbolo de equilíbrio e pode ser usado de formas variadas. Se por um lado parece ser triste, por outro representa modernidade e elegância.

Sua energia sóbria ajuda a acalmar os locais mais agitados, como a sala de estar, e pode ser também aplicado em salas de estudo. Os tons de cinza variam entre grafite, prateado e gelo. Para uma composição moderna e alegre, equilibre a cor com tons mais vivos.

  • Laranja

A cor da criatividade, além de estimulante, é também visualmente agradável. Representando o elemento fogo, o laranja transmite energia favorável à coragem, ao intelecto e a atividades de criação.

O tom é ideal para ambientes sociais da casa, como sala, cozinha e varanda. Como também estimula a comunicação, deve ser evitada em ambientes de estudo e salas de reuniões.

  • Preto

No Feng Shui a cor preta é associada à água. Apesar disso, ela não tem a leveza e a naturalidade do elemento, por isso deve ser aplicada com cuidado. Sua energia estimula o intelecto e o espiritual, assim como gera sofisticação ao ambiente.

Por ser uma cor muito forte, não pode ser usada em qualquer local. Em excesso deixa o ambiente triste, sombrio e tende a gerar pessimismo nas pessoas. Evite seu uso na cozinha, no quarto e em locais de interação. O ideal é aplicar o preto na combinação clássica com branco ou com tons de cinza, para deixar o local moderno.

  • Rosa

Os tons rosados representam amor, ternura e romance. É uma cor pura, por ter o branco em sua composição, mas também contém uma suave energia yang, vinda do vermelho.

Seu uso é sempre associado a locais delicados e femininos, mas os vários tons de rosa permitem o uso em salas de estar e quartos de casal, aumentando a energia do amor e deixando o local mais moderno.

  • Roxo

A mistura de azul e vermelho faz do roxo uma cor que gera equilíbrio entre emoção e razão. Sua energia transmite poder e conecta o ambiente às energias da compaixão e da fé.

Comum em detalhes de igrejas, a cor também pode ser usada em casas e ambientes de trabalho, mas deve-se ter cuidado para não deixar o local vulgar. Usada em combinação com branco ou cinza, a cor pode deixar os detalhes do quarto, da sala e até do banheiro muito mais charmosos.

  • Verde

A cor da harmonia está associada à natureza, à vida, a energias e a crescimento. É um bom tom para ambientes familiares e, se aplicado de forma suave, fica perfeito em hospitais e locais de meditação e terapia.

Por ser também uma cor que estimula a esperança e acalma o sistema nervoso, deve ser usada em quartos de criança para transmitir energia positiva.

  • Vermelho

O vermelho é a cor da força, da energia e da paixão. Ela transmite vitalidade e calor para os ambientes, além de aumentar a autoestima das pessoas que os frequentam.

Por estar ligado ao elemento fogo, acaba por ser uma cor muito estimulante, por isso deve ser usada com cuidado. Para não causar irritação ou nervosismo, aplique o vermelho em pequenas doses no quarto do casal, na sala de jantar e na cozinha.

Especialistas online

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

3593 Consultas

Tara gi

Tara gi

Baralho cigano,terapia holística,dança essencial

0% Avaliações positivas

5 Consultas

Terapeuta holística agatha

Terapeuta holística agatha

Batalho cigano,mesa radionica quantica,tarot

100% Avaliações positivas

31 Consultas

Alexandrita oraculista

Alexandrita oraculista

Magias com cristais,oráculo das pedras,tarot

100% Avaliações positivas

105 Consultas

Ofertas para você

Comentários

  • Pode usar-se cortinados de cor preto transparente ou cinza transparente no quarto de casal? A colcha e tapetes são berinjela….
    Obrigado
    cumprimentos

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *