Exú – As características e o sincretismo do Orixá da comunicação

Exú é uma das figuras mais conhecidas das religiões de matriz africana. Considerado como o Orixá da comunicação, também possui influência na disciplina, paciência e sexualidade. É conhecido também por trazer uma grande conexão entre os sentimentos humanos e dos Orixás. Quer saber mais sobre essa figura poderosa? Então, confira!

As características de Exú

Entre as suas principais características estão a alegria, carisma e facilidade para fazer brincadeiras. Exú é bastante atraente e tem uma invejável capacidade para exercer a lábia. Sabe muito bem conversar e influenciar com esse poder.

Por ser sutil e astuto, é o Orixá mais capaz de provocar discussões e mal entendidos, principalmente com aqueles que estão em falta com ele. É misterioso e pode fazer o certo tornar-se errado e o errado tornar-se certo.

Os elementos relacionados às suas ações são variados, por isso, está presente em diferentes lugares, ou melhor, em todos os lugares. É o guardião das cidades, das aldeias, das casas e do Axé.

Também é bastante ligado à relação carnal e tem forte domínio sobre o sexo. Também tem força na magia, na união e tem o fogo da transformação em suas ações.

Aprendendo a história de Exú

Na Umbanda acredita-se que Exú fez parte da criação do mundo. As lendas sobre os Orixás revelam que durante esse momento de criação, ele exerceu o papel de mensageiro de Deus e veio até a Terra saber se o planeta poderia ser povoado por Orixás e seres humanos. Nessa época, era conhecido como “Olodumare” ou “Olorum”.

Quando chegou aqui, se recusou a voltar aos céus e foi, então, o primeiro Orixá a chegar no planeta Terra e aqui permanecer. Esse fato faz com que ele seja o primeiro a ser reverenciado na Umbanda.

As lendas também dizem que é ele quem comanda o chamado “Vazio Absoluto” e deu sustentação para que Deus criasse o mundo. Sendo assim, ele teria sido um dos principais responsáveis pela forma como se deram as ações divinas aqui. Seria esse Orixá uma forma de facilitador para a evolução dos seres.

Conhecendo como são os filhos de Exú

São pessoas com grande facilidade para se comunicar e aproveitam essa característica de diferentes formas. Geralmente, os filhos de Exú tem bom desempenho em profissões que envolvem negócios e publicidade. Também são ótimos com persuasão, tanto na profissão quanto na vida pessoal.

Além disso, os filhos desse Orixá tem a capacidade de solucionar grandes conflitos ou criar situações mais conflituosas ainda. A forma como vão utilizar essa capacidade depende da energia que os rege.

Os filhos do Orixá da comunicação são pessoas muito alegres e intensas. Entregam-se às paixões e têm bom desempenho na conquista. No geral, são seres bastante carismáticos e alegres. Por isso, costumam chamar a atenção por onde passam.

Essas duas características são bem fortes em sua personalidade. Dessa forma, assim como a persuasão, usam esses pontos pra amenizar ou causar confusão. A dualidade está sempre presente, cabendo a pessoa se guiar pelo o que acha mais adequado no momento.

Exú visto como Santo Antônio – O sincretismo das religiões africanas

Na cultura ocidental cristã, o Orixá foi erroneamente associado ao mal e à figura do Diabo. No entanto, essa relação é extremamente errada e contrária aos princípios que carrega. É preciso entender que características como a maldade são frutos do comportamento humano e não do Orixá. Na verdade, ele é sincretizado com Santo Antônio. Inclusive, a data de sua homenagem, 13 de junho, é a mesma em que se celebra o dia do santo católico.

O entre ambos se dá principalmente pelo fato de Santo Antônio ser conhecido por receber intenções amorosas. Isso porque, Exú também é conhecido como “Senhor do Sexo” e ter ligação com as relações carnais. Essa característica explica o fato do Orixá ser frequentemente representado com a figura de um falo nas mãos.

Informações importantes

O Orixá também pode ser conhecido pelos nomes de Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Akésan, Yangí, Legbá e Ònan. O dia da semana de dedicado a ele é a segunda-feira e sua saudação é “Laroyê Exú!”. Suas cores principais são preto e vermelho, além de tons que podem ser associados aos elementos fogo e terra.

Essas cores estão relacionadas a forma como o Exú atua. Quando vemos o significado das cores, o preto pode ser considerado como uma cor que absorve. Dessa forma, faz trabalhos de limpeza energética e descarrego. Já o vermelho, é uma cor que irradia e oferece a quem precisa aquilo que foi pedido.

Agora que você já sabe tudo sobre Exú, confira também:

Especialistas online

Selene maglyat

Selene maglyat

Tarot,baralho cigano,aconselhamento

96% Avaliações positivas

213 Consultas

Cigano     itálo

Cigano itálo

Baralho cigano,tarot,astrologia

97% Avaliações positivas

508 Consultas

Dara cristina crystal

Dara cristina crystal

Baralho cigano videncia e terapias

97% Avaliações positivas

378 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,videncia,mediunidade

94% Avaliações positivas

538 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *