Qual é o significado do feriado Corpus Christi? Descubra agora!

O feriado Corpus Christi tem a celebração calcada no Corpo de Cristo é de conhecimento geral. Neste dia os tapetes embelezam o chão da cidade, é também outro fato notório, de fácil entendimento, mesmo por aqueles que não seguem nenhum dos ramos do cristianismo. Mas, quais seus detalhes, origens e significados? Isso é o que vamos destrinchar logo abaixo, confira!

Significado do feriado Corpus Christi

O significado literal de Corpus Christi nada mais é do que Corpo de Cristo. Esta celebração tem origem católica e tem como principal objetivo celebrar a eucaristia. Para quem não sabe, este é o nome que se dá para a comunhão, sacramento em que se celebra o corpo e o sangue de Cristo na liturgia católica, representado pela hóstia dada aos fiéis durante as missas e também pelo vinho, tomado pelo padre e fazendo alusão direta à Última Ceia.

Segundo a tradição católica, a eucaristia foi instituída por Jesus Cristo no momento em que ele proferiu as seguintes palavras bíblicas: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim”, presente nos evangelhos.

Ela é um dos sete sacramentos, sendo que os outros são: batismo, confissão, confirmação (crisma), matrimônio, ordens sagradas e unção dos enfermos. Cada um deles representa uma fase distinta na vida do fiel, da infância à morte.

A origem do feriado Corpus Christi

A origem do feriado Corpus Christi vem do século XIII, quando o Papa Urbano IV, na época ainda um cônego em início de peregrinação religiosa, recebeu a incumbência da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon de criar uma celebração na qual o sacramento da Eucaristia fosse destacado em absoluto.

Segundo a tradição, ela teve visões de Cristo demonstrando tal desejo, o qual ela passou adiante até que a futura autoridade eclesiástica daquele tempo instituísse a celebração como oficial no calendário católico.

Foi quando durante uma celebração da Santa Missa, no momento de partir a Hóstia, um sacerdote viu sair dela sangue, que encharcou o pano onde se apóia o cálice durante a missa. Isso aconteceu na cidade de Bolsena por volta do ano de 1264.

Então, o objeto milagrosos foram guardados em uma peregrinação de 19 de junho de 1264 e encaminhados ao Papa. Esta foi a primeira celebração oficial do feriado Corpus Christi. E ela foi oficialmente instituída pelo em 8 de setembro daquele mesmo ano. As músicas usadas em meio a tal celebração foram escolhidas pelo então Papa, que morreu meses depois do decreto, ainda pouco conhecido.

A procissão de Corpus Christi passou a ter mais notoriedade ao ser propagada por algumas igrejas pela Europa entre os anos de 1270 e 1350. Neste ano, a procissão chegou a Roma com os objetos alvos do milagre que deu origem a esta celebração.

A data do feriado Corpus Christi

Entre missas festivas e outras comemorações, o dia do feriado Corpus Christi é um ponto facultativo no Brasil, sendo decretado feriado na maioria das cidades país afora. Com isso, os patrões não são obrigados a dar folga a seus funcionários neste dia.

O Corpus Christi ocorre exatos 60 dias após o domingo de Páscoa, comumente sendo comemorado entre maio e junho. Ou então, é comemorado na exata quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Tal celebração sempre acontece na quinta-feira em alusão à Última Ceia, que ocorreu neste dia da semana, segundo a tradição, e na qual Jesus Cristo instituiu a eucaristia ao repartir o pão entre seus apóstolos.

O feriado Corpus Christi é seguida por uma missa, procissão pelas ruas e a adoração ao Santíssimo Sacramento. As procissões seguem a tradição da caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida, em forma de peregrinação. Se naquela época era o pão que alimentava o povo, a celebração indica que hoje é o próprio corpo de Cristo que alimenta seus fiéis.

Na missa celebrada no dia de Corpus Christi, duas hóstias são consagradas: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para sua adoração. E ela permanece ali, à vista de todos, como símbolo da presença do Cristo Vivo.

No Brasil, a celebração de Corpus Christi consta no calendário religioso desde 1961. Já a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, no interior do estado de Minas Gerais.

Os famosos tapetes do feriado Corpus Christi

A tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. E as procissões em vias públicas fazem parte de uma recomendação do Código de Direito Canônico, uma espécie de orientação geral aos clérigos sobre como realizar celebrações e comemorações diversas do calendário católico, assim como o feriado Corpus Christi. Nela, consta que o Bispo Diocesano tem a incumbência de tomar as providências para a celebração de adoração e veneração da Santíssima Eucaristia.

Nessa tradição já conhecida, costumam-se decorar as ruas ainda pelas manhãs com gigantescos tapetes, nos quais as procissões passarão por cima depois da celebração da missa.

Os tapetes são elaborados com materiais como borra de café, farinha, casca de ovo, serragem, materiais recicláveis, flores e muitos outros itens, representando também, por que não, a criatividade do brasileiro. Nesses tapetes, há representações da Eucaristia, da Última Ceia, de imagens de Jesus Cristo e outros símbolos tão conhecidos pelo cristianismo em geral e pelo catolicismo em particular.

Ainda que a oficialização do Corpus Christi no calendário católico no Brasil remeta à década de 60, a tradição dos tapetes veio de Portugal e há registros de sua realização no território nacional já na década de 1940. Sem dúvidas, os tapetes são os itens mais aguardados e belos da celebração de Corpus Christi.

Agora que você já sabe tudo sobre o feriado Corpus Christi, veja também:

Especialistas online

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

85% Avaliações positivas

125 Consultas

Lucas liberato tarólogo

Lucas liberato tarólogo

Tarot,vidência,cartomancia

93% Avaliações positivas

253 Consultas

Nathalya artemis

Nathalya artemis

Mediunidade,tarot,numerologia

82% Avaliações positivas

124 Consultas

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

209 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *