O que é mito? Desvende o real significado da palavra

A palavra mito é usada para assuntos como folclores, lendas e às vezes até sobre crenças culturais que vem de tradição para tradição. É uma palavra bastante presente no vocabulário brasileiro como o antônimo da palavra verdade. Porém, o seu real significado não é esse. Você, de fato, sabe o que é mito?

Segundo o dicionário aurélio, a palavra mito significa relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana. Entenda mais sobre esse termo com o texto a seguir:

O que é mito?

A explicação dessa palavra pode gerar grande confusão. Isso porque essa não é uma palavra que apresente um significado claro e direto. E quando se tenta definir o que é mito, pode ser bem demorado para ser explicado.

Para facilitar o entendimento, pode-se começar ligando a palavra mito como referência a algo que não está presente na realidade. Contudo, ele quase sempre está trazendo uma situação utópica na tentativa de explicar fatos reais e do cotidiano humano.

O mito é basicamente uma tentativa de explicar coisas e acontecimentos reais através de personagens e histórias fictícias. Essa é uma tradição que foi herdada da Grécia e usada até os dias atuais.

Para que serve o mito?

Após entender o que é mito, é possível entender que essa palavra possui algumas funcionalidades básicas dentro da sociedade. Uma das principais está em tentar trazer explicações mais complexas através de personagens e histórias simples com o objetivo de facilitar o entendimento. Ao mesmo tempo, o mito tem a capacidade de atrair a atenção de quem o ouve, afinal muitas vezes é mais divertido do que alguns teorias cheias de termos técnicos.

É importante entender que essa questão da explicação não é meramente opcional. O mito tem por função trazer algum conteúdo prático para a sociedade. Não se trata apenas de contar uma história, mas de contextualizá-la na tentativa de trazer um conceito para a sociedade.

Mito x lenda

Entendo de vez o que é mito, é preciso tomar cuidado para que não exista certa confusão com a palavra e o significado de lenda. Essa é uma associação incorreta, pois a única coisa em comum entre esses termos está na utilização de personagens fictícios.

Uma vez que se entende que a lenda trabalha com acontecimentos sobrenaturais e a tentativa de responder a assuntos misteriosos e essa não é essa a função do mito. Porém, assim apresentar histórias e personagens que tragam respostas para a realidade.

Portanto, o termo lenda está muito mais voltada para a ficção, enquanto a palavra mito, deve se lembrar que são fatos mais próximos da realidade. Agora que você já sabe o que é mito, não deixe de contar isso para os seus amigos caso eles também tenham essa dúvida.

Veja também:

Especialistas online

Loanah luz

Loanah luz

Baralho cigano,taro dos anjos

100% Avaliações positivas

350 Consultas

Luna gitana

Luna gitana

Baralho cigano,banhos,numerologia

100% Avaliações positivas

616 Consultas

Místico rhuan fran

Místico rhuan fran

Amor,tarot,coach espiritual

97% Avaliações positivas

3109 Consultas

Mara taróloga

Mara taróloga

Sensitiva,vidente,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

5030 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *