Descubra o que é a Quaresma

Você sabe o que é a Quaresma? É o tempo litúrgico para a conversão, marcado pela Igreja para nos preparar para a Páscoa. Época de nos arrependermos dos nossos pecados, de mudarmos algo em nós para sermos melhores. Neste período, somos convidados a mudar de vida, ouvindo a Palavra de Deus, partilhando com o próximo, praticando boas ações e tendo atitudes cristãs que nos ajudam a ficar mais parecidos com o filho do Criador, já que pela ação do pecado nos afastamos de Deus.

Quaresma é tempo de perdão, reconciliação. Por amor a Deus devemos tirar do nosso coração o ódio, o rancor e a inveja. Nesse período, aprendemos a entender e apreciar a Cruz de Jesus Cristo, e deste modo conseguimos a carregar nossa cruz com alegria, para alcançarmos a glória da ressurreição.

O que é a Quaresma e quando ela acontece?

Na Bíblia, o número 40 é um símbolo importante: Lá se descreve os 40 dias do dilúvio, 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias de Elias e Moisés na Montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos de exílio dos judeus no Egito. Por esse motivo, a Quaresma dura 40 dias. O número quatro na Bíblia simboliza o universo material e, seguido de zero, significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A Quaresma começa na Quarta-feira de cinzas, e termina antes da Missa Vespertina da Quinta-feira Santa.

O que fazer na Quaresma

Agora que você sabe o que é a Quaresma, vem aquela dúvida: O que eu posso fazer nessa fase? No início no século lV, com a intenção de se ter um tempo de penitência e renovação para toda a igreja, pessoas começaram a fazer jejum e abstinência. Normalmente os cristãos se abstêm do consumo de carne durante os 40 dias, ou em alguns dias da semana, como na segunda, quarta e sexta-feira. Nas Igrejas do Oriente, essa prática ainda é conservada, em princípio com bastante vigor, mas, nas Igrejas do ocidente essa prática tem se tornado cada vez mais branda. Durante a Quaresma devemos observar um Espírito de penitência e conversão espiritual, reflexão e preparação para o mistério pascal. Por isso a cor litúrgica nessa época é o roxo, que significa luto e penitência.

Muitos pensam que a Quaresma é um tempo de tristeza, mas não. Na verdade, é a preparação para uma grande festa. Normalmente para uma festa compramos roupa e sapatos novos, arrumamos o cabelo, as unhas, pois então, nesses quarenta dias, é como nos preparamos para a grande festa de renovação de nossa vida, a passagem para uma vida nova, que é a Páscoa.

O costume é se abster de carne vermelha, mas você pode escolher outro sacrifício, como deixar de comer doces, tomar refrigerante ou se privar de algo de que você goste. É muito importante prestar atenção na intenção deste ato, que é o de se aproximar de Deus. Isso é o que é a Quaresma, um momento de reaproximação com o sagrado. Aproveite para rezar muito, agradecer e reconhecer seus erros. Essas atitudes nos fazem crescer e sermos seres humanos melhores.

Veja também:

 

Especialistas online

Douglas cigano

Douglas cigano

Baralho cigano e magia cigana

97% Avaliações positivas

1042 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

94% Avaliações positivas

4171 Consultas

Angeline ✨

Angeline ✨

Tarot,mediunidade,amor

100% Avaliações positivas

57 Consultas

Cabalista jocans

Cabalista jocans

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

207 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *