O que é xamanismo? Aprenda mais sobre essa cultura espiritual

Entender o que é xamanismo é fácil. Podemos defini-lo como uma crença que chama atenção e que gera muitas dúvidas por ser um conjunto de práticas pouco comuns em relação a outras religiões. Alguns costumes como etnomédicas, mágicas, religiosas e filosóficas eram feitos por povos indígenas nos tempos antigos e ainda são realizadas nos dias de hoje.

As pessoas procuram pelo xamanismo, principalmente, quando estão a procura de cura, transe, transmutação e contato entre corpos e espíritos de xamãs, seres míticos, animais e de mortos. É importante citar que assim como no passado, os seus fiéis dão grande valor a natureza e o que vem dela.

Desvendando melhor o que é xamanismo

O xamanismo é um conjunto de crenças e hábitos que tem base filosófica antiga, com seguidores no mundo todo. Aqui no Brasil, essa prática religiosa pode ser conhecida como benzedura e através das tribos indígenas.

É necessário entender que existem várias vertentes espalhadas em diversos países e todas elas são heranças de culturas antigas, em sua maioria, por indígenas de cada região. Por conta disso, essa cultura espiritual não possui um lugar de origem e nem uma maneira certa de praticá-la.

Essa prática religiosa tem como padrão os rituais que utilizam do transe, o uso de objetos da natureza, cantos, locais, objetos sagrados e também o uso de animais ou do fluido deles.

O xamã

Para compreender melhor o que é xamanismo, é preciso explorar o xamã. Ele é uma espécie de líder espiritual e de cura dentro dessa prática religiosa. É conhecido também por ser um sacerdote que entra em transe durante os rituais, que é causado por cânticos, danças e pelo consumo de chás com ervas.

No Brasil, esse sacerdote é conhecido como pajé e é o responsável pelos rituais. Dentro da tribo também é o traz proteção, têm previsões vindas da natureza e também tem a função de médico. É tido como um grande especialista da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica.

Os rituais xamânicos e o uso de ervas

A crença xamânica, independente de qual parte do mundo, é praticada de forma semelhante. Claro que existem os rituais, que podem mudar de acordo com cada região, mas o uso de frutos da natureza são uma regra, pois não deve se restringir apenas as ervas.

Os rituais fazem parte da explicação sobre o que é xamanismo e são feitos para vários fins como cura, previsões e proteção. Em cada um desses cultos, pode haver a presença de todos ou apenas de alguns xamãs. Podem ser usados ervas ou animais, vivos ou mortos. Tudo depende do tipo e da finalidade do ritual.

É comum usar a transe durante esse culto, pois é um dos pilares da cultura xamânica e o maior modo de contato com as forças maiores que eles acreditam. Porém, dependendo da região em que se encontra, ou até mesmo do objetivo do ritual, a transe pode não ser usada.

Se você está pesquisando sobre o que é xamanismo, é importante destacar que é uma crença muito abrangente, essa é justamente uma das definições, a diversidade de rituais e as formas de praticá-los.

Gostou de saber mais sobre o que é xamanismo? Então leia mais sobre os rituais e veja alguns outros costumes para se livrar das energias negativas:

Especialistas online

Loanah luz

Loanah luz

Baralho cigano,taro dos anjos

99% Avaliações positivas

773 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

3740 Consultas

Luca tarólogo

Luca tarólogo

Terapeuta,dinheiro,tarot

92% Avaliações positivas

6771 Consultas

Márcia  lopes

Márcia lopes

Tarot,amor,dinheiro

99% Avaliações positivas

4359 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *