Oxóssi – O Orixá da natureza que pode te proporcionar felicidade!

Oxóssi é o Orixá da mata, dos animais, da caça e da fartura de alimentos. É um dos principais Orixás na Umbanda e no Candomblé. Tem forte ligação com a natureza, enaltecendo tudo o que ela proporciona e sabendo usá-la com moderação, sem exageros e conforme a necessidade. Conheça mais sobre esse ser poderoso e como ele pode beneficiar na vida de alguém. Confira!

Oxóssi – O Orixá das naturezas

É um Orixá ligado a tudo aquilo que é natural e às artes, como a dança e o canto. Ter uma vida em sintonia com Oxóssi é esperar sempre retribuições positivas, buscando no mundo tudo o que ele oferece naturalmente de bom. Por ter esse caráter de contemplar tudo o que é natural, também pode representar a preguiça e a comodidade, já que para aproveitar tudo isso é preciso paciência e tempo de relaxamento.

Além disso, é o Orixá que está sempre em sintonia com o meio ambiente e o ecossistema, sendo ele e responsável por cada detalhe da natureza, como o cantar dos pássaros e o chacoalhar das árvores. Esse conhecimento e a vida na natureza fazem com que ele seja um guerreiro virtuoso e bastante sábio.

Engana-se quem pensa que por ser o Orixá da caça e da arte só é procurado por isso. Na verdade, quem busca Oxóssi como guardião tem outros objetivos. No geral, são pessoas que necessitam de ajuda para encontrar um novo emprego ou para que as condições de trabalho melhorem, isso, porque, essa é a forma mais concreta de garantir o sustento diário.

Conhecendo a história de Oxóssi

Com nome de origem iorubá que significa “guardião popular”, Oxóssi é filho de Oxalá e Iemanjá. É considerado o Rei de Ketu, já que salvou a população de um dos pássaros de Eleyé e, dessa forma, quebrou um feitiço que foi lançado sobre eles.

Segundo a lenda, apenas uma flecha é suficiente para o Orixá matar seu alvo. Inclusive, foi dessa forma que eliminou o pássaro. Por conta dessa história, também pode ser chamado de “Otokan Soso”, uma expressão que significa “guerreiro que precisa somente de uma flecha, já que nunca erra o alvo”.

A presença do Orixá era bem forte na região na qual era rei. No entanto, por conta da forma como a história da humanidade se deu, seu culto foi praticamente extinto, já que a população sofreu grandes massacres, sendo dizimados ou forçados a se tornar escravos. No entanto, o culto ao Orixá teve resistência em algumas regiões, como no Brasil, onde a presença de Oxóssi é bastante forte.

Saiba como são os filhos de Oxóssi

Os filhos de Oxóssi são pessoas comunicativas e agradáveis. Têm característica de guerreiros e lutadores, por isso, tem uma energia de vida muito forte. Dificilmente um filho desse Orixá será facilmente abatido. No geral, são pessoas bem humoradas e que todos adoram ter a companhia por perto. Gostam muito de sair à noite, são focados e determinados.

Em um relacionamento amoroso, são . Zelosos e dedicados, não aceitam nenhuma forma de traição e costumam se magoar com facilidade, seja no amor ou na amizade. Se um dia você perder a amizade de um filho desse Orixá, entenda que será algo para sempre. Eles não aceitam de nenhuma forma serem enganados.

Sincretismo desse Orixá com São Sebastião

O Orixá costuma ser relacionado a São Sebastião no catolicismo. Esse Santo tem uma história de resistência ao tentar pregar a fé cristã e motivar prisioneiros torturados, mesmo sendo homens perseguidos pelo Império Romano. Por essa ação, São Sebastião foi condenado à morte e foi executado com flechadas, mas resistiu e acabou sendo morto de outra forma. Pelo fato de ter resistido às flechadas, relaciona-se com Oxóssi, já que a flecha é o principal símbolo desse Orixá.

Em alguns locais do país, o sincretismo pode se dar de outra forma. No estado da Bahia, por exemplo, o Orixá é sincretizado com São Jorge, santo conhecido por sua garra, força e não ter medo daquilo que encontra em seu caminho.

Informações importantes

Segundo a tradição, o dia do ano dedicado ao Orixá é no 20 de janeiro. E durante a semana, a quinta-feira é dedicada a ele. As principais cores de Oxóssi são azul, turquesa e verde por representarem a natureza, os rios, a floresta e a mata – ambientes que esse Orixá pertence. Sua saudação é “Okê arô!”.

Agora que você já conhece melhor Oxóssi, confira também:

Especialistas online

Lara caliope

Lara caliope

Tarologa,terapeuta holistica,tarot

79% Avaliações positivas

96 Consultas

Mara taróloga

Mara taróloga

Sensitiva,vidente,tarot,mediunidade

98% Avaliações positivas

5669 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

3747 Consultas

Sara bat sara

Sara bat sara

Tarot,terapia holística,parapsicologia

98% Avaliações positivas

4045 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *