Descubra quem foi Bezerra de Menezes

Bezerra de Menezes é uma figura muito conhecida e popular dentro do universo espírita, e de maneira bem objetiva, se você me perguntar quem foi Bezerra de Menezes, vou lhe dizer que foi um expoente desta doutrina. Mas na verdade ele foi muito mais do que isso.

Quem foi Bezerra de Menezes – Vida de médico

Para conseguirmos entender melhor quem foi Bezerra de Menezes, vamos voltar ao município de Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama). Ele nasceu neste município da Província do Ceará no ano de 1831 e era filho de fazendeiros.

Aos 15 anos a sua família se mudou para Fortaleza, e foi matriculado no colégio Liceu do Ceará, onde concluiu os ensinos básicos. Em 1851 se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer o curso de medicina e no ano seguinte passou a ser residente na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Para custear os estudos dava aulas particulares de matemática e filosofia.

Desde que começou a atuar como médico, ele sempre se empenhou para atender e ajudar a todos que não podiam pagar pelas consultas e pelos tratamentos, e por isso acabou ficando conhecido como “médico dos pobres”.

Mas para conseguirmos ter a real dimensão de quem foi Bezerra de Menezes, precisamos dar uma breve passada nas suas outras facetas. Nem todos sabem, mas ele também foi político. No ano de 1860 seus amigos lhe indicaram, contra a sua vontade, para o cargo de presidente da Câmara do Município Neutro. Ele ganhou e ainda foi reeleito. Ele também foi Deputado Provincial por dois mandatos, e depois vereador.

E como se não bastasse, ele ainda era empresário (foi um dos fundadores da Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos em 1870) e também se destacou como intelectual da época.

Quem foi Bezerra de Menezes para a Doutrina Espírita

Os que conhecem a sua história, quando são indagados sobre quem foi Bezerra de Menezes, prontamente falam sobre a sua importância e sua relação com a Doutrina Espírita.

O seu primeiro contato com a doutrina foi através de um exemplar traduzido para o português de “O Livro dos Espíritos”, que foi dado pelo Doutor Joaquim Carlos Travassos, e após a leitura, o próprio Bezerra de Menezes fez o seguinte relato:

Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim […]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos […]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença

A partir de então ele se tornou mais que um adepto da Doutrina Espírita, ele virou um divulgador e um defensor da Doutrina. No ano de 1856, fez um discurso para mais de 1.500 pessoas, elucidando o porquê de ter feito a opção pelo espiritismo. Assim, ele se tornou o maior catalisador da época de todo o movimento espírita do Brasil, até o ano de 1900, quando desencarnou.

Agora que você já sabe quem foi Bezerra de Menezes, você pode aprofundar os seus conhecimentos sobre essa figura tão importante e procurar conhecer também a Associação Espírita Bezerra de Menezes.

Veja também:

Especialistas online

Taróloga luara luz

Taróloga luara luz

Tarot,baralho cigano,mediunidade

99% Avaliações positivas

2597 Consultas

Adriana brites

Adriana brites

Terapeuta floral,baralho cigano,tarot

98% Avaliações positivas

1842 Consultas

Mara taróloga

Mara taróloga

Sensitiva,vidente,tarot,mediunidade

98% Avaliações positivas

6206 Consultas

Gitana mystica

Gitana mystica

Tarot,baralho cigano,borra de café

98% Avaliações positivas

5610 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *