A Sexta-Feira da Paixão

Na Sexta-Feira da Paixão os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo com muitos ritos religiosos. Ela acontece na sexta-feira antes da Páscoa e pertence ao Tríduo Pascal, o período mais importante do ano litúrgico. É o único dia em que não há celebração da Eucaristia.

Há, porém, uma celebração diferente, de acordo com as regras litúrgicas na Sexta-feira da Paixão e no Sábado Santo. Deve-se venerar o Crucifixo de Joelhos. A celebração da Sexta-feira Santa é feita com muita oração e silêncio, para refletirmos sobre o que aconteceu com Jesus.

O que acontece na Sexta-feira da Paixão?

Normalmente, depois da oração, muitas famílias se reúnem para um almoço onde servem peixe e legumes, já que nesse dia não se come carne vermelha, como forma de penitência. O bacalhau acabou virando a estrela da refeição, acompanhado de batatas.

Atualmente, em algumas cidades, há representações artísticas de como foram os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, seu julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição do “mundo dos mortos”. Uma das apresentações mais conhecidas acontece em Madre de Deus, no Pernambuco, que recebe celebridades para representar os personagens. Fiuk, Bianca Rinaldi, Grazi Massafera e outros famosos já fizeram parte do elenco.

Veja também:

Algumas pessoas acreditam que Jesus morreu às 15:00, por isso, dizem que, se você fizer silêncio nessa hora na Sexta-feira da Paixão, vai perceber que a natureza também se cala. Passarinhos param de cantar, cachorros não latem e o vento dá uma trégua. Claro que isso é apenas uma superstição, mas ela possui um simbolismo muito forte, já que o silêncio e a reflexão são muito importantes.

A celebração desse dia tem por finalidade mostrar aos cristãos a importância de seguir o amor que Jesus Cristo ensinou e deixou como herança aos seus irmãos, já que somos todos filhos de Deus. Ele sofreu e morreu para nos salvar, e muitas pessoas se esquecem desses sacrifícios.

Então, vamos aproveitar essa data para refletir se estamos seguindo os ensinamentos que Ele nos deixou. Com humildade, obediência, e, principalmente o amor ao próximo, todos podemos transformar a Sexta-Feira da Paixão em um dia para melhorar os relacionamentos e viver melhor em comunidade.

Especialistas online

Lara caliope

Lara caliope

Tarologa,terapeuta holistica,tarot

100% Avaliações positivas

73 Consultas

Marcus cigano

Marcus cigano

Tarot,amor,dinheiro

82% Avaliações positivas

297 Consultas

Lizzie tarologa

Lizzie tarologa

Mediunidade,cartomante,tarot

95% Avaliações positivas

443 Consultas

Kelly pino

Kelly pino

Baralho cigano,tarot,mesa radionica,videncia

100% Avaliações positivas

1420 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *