Significado da pomba da paz – Descubra agora o sentido deste símbolo

Poucos símbolos ou conceitos são tão comuns e conhecidos como a pomba da paz. Uma das razões para isso está no fato de ela ser mundial. Você faz ideia porque uma pomba branca é um símbolo tão conhecido pela paz? E a origem dessa simbologia, você faz ideia de onde vem? Confira a seguir o significado da pomba da paz e tire todas as suas dúvidas.

A origem do significado da pomba da paz

Se você pensou que a escolha desse animal para representar a ordem no planeta é obra recente e de uma ação de marketing, enganou-se redondamente. A sua origem é bem mais antiga e está presente em passagens da bíblia, mais especificamente na mais do que conhecida história da Arca de Noé.

O significado da pomba da paz começa na passagem bíblica na qual Noé estaria em meio a uma grande tempestade e precisava entender se as águas já permitiam que voltasse a navegar. Para isso, enviou uma pomba que retornou com um ramo de oliveira. Para a religião, a simbologia desta ave representava a paz entre Deus e os humanos.

Na religião judaica o significado da pomba da paz também possui uma origem diferente. Esse animal era usado para sacrifícios, pois representava a pureza. E também, para os judeus ela é vista como mensageira.

O verdadeiro significado da pomba da paz

A história do animal, presente em religiões de alta representatividade mundial, trouxe o significado da pomba da paz. Ela carrega diversas características que são relacionadas com a ordem do planeta, como esperança, pureza e harmonia.

Muitas dessas características também foram associadas com a cor branca, que representa tranquilidade. Na representação dos sacrifícios judaicos citados anteriormente, a pomba não poderia ser colorida, sendo obrigatório que mantivesse o branco para associá-la à sua simbologia.

As mensagens positivas que as pombas trazem nas religiões também possuem relação com a paz mundial. Existe a esperança de que elas possam trazer a notícia de que toda população enfim alcançou a harmonia.

Outros elementos que representam a paz

A pomba branca não é o único símbolo da paz que existe atualmente. São vários outros bem conhecidos – e na sua maioria utilizam o branco como cor. Outro exemplo bem conhecido é a bandeira branca. Ela é geralmente utilizada em conflitos como símbolo do rendimento e da consequente busca por pacificação. Também pode ser entendida como representação da união entre os povos.

Há também o símbolo da paz essa imagem composta por um círculo e uma linha ao centro seguida por outras duas abertas em ângulos de 45º, e assim como o significado da pomba da paz é usada bastante como pedido para o final de guerras. Há quem pense que esse símbolo é dos hippies, afinal, era muito comum encontrá-los utilizando essa imagem.

A verdade é que essa foi uma criação contemporânea aos hippies, mas com uma finalidade ligeiramente diferente: a campanha pelo desarmamento. As linhas representam uma união imaginária das letras “N” e “D” – iniciais de desarmamento nuclear em inglês (nuclear disarment).

Esses são os principais elementos que representam a busca pela paz no mundo. O significado da pomba da paz é possivelmente o mais conhecido entre eles. A variedade de símbolos apenas dá a dimensão da necessidade de encontrar a harmonia entre os povos.

Agora que você sabe qual o significado da pomba da paz, veja também:

Especialistas online

Surya do oriente

Surya do oriente

Baralho cigano,tarot,mediunidade

79% Avaliações positivas

35 Consultas

Electra electra

Electra electra

Cartomancia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

128 Consultas

Dara cristina crystal

Dara cristina crystal

Baralho cigano videncia e terapias

98% Avaliações positivas

639 Consultas

Leonard tarólogo

Leonard tarólogo

Cromoterapia,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

3852 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *