Você conhece os significados da quarta-feira de cinzas?

 Primeiro dia da Quaresma, a quarta-feira de cinzas ocorre depois da terça-feira de carnaval, data com grande significado para os cristãos, principalmente para os católicos, que tradicionalmente neste dia fazem jejum ou se abstêm do consumo de carne, lembrando o sacrifício de Jesus em favor da humanidade. Entende-se que, assim como Jesus Cristo se sacrificou para salvar o homem do pecado, nós cristãos, devemos nos sacrificar para demonstrar nossa gratidão e comunhão com Jesus. Este é um dos significados da Quarta-feira de cinzas.

A Quaresma é o período em que a Igreja convida os fiéis à conversão e preparação verdadeiras, para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa. Muitos cristãos fazem da quarta-feira de cinzas um dia para lembrar da própria mortalidade.

Veja também:

Para entender os significados da quarta-feira de cinzas, precisamos pensar no ritual que acontece no dia. Faz parte da estrutura da penitência canônica a “imposição das cinzas”. Essa cinza é feita com os ramos que foram bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O Padre mistura a cinza com água benta e faz um sinal na cruz na testa dos fiéis, repetindo as seguintes palavras: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e Crede no Evangelho”.

Não é nada fácil aceitar que somos pó, mas a fé em Cristo Ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus faz a vida ressurgir onde o ser humano sente sua fraqueza e a necessidade da ação de Deus.

Em suma, a Quarta-Feira de Cinzas, é um dia da celebração do Deus Misericordioso, que aceita nossa conversão, nossa penitência e reconhece nossa condição de criaturas limitadas, pecadoras e mortais.

A Origem e os significados da Quarta-Feira de Cinzas

A tradição da imposição das cinzas tem a sua origem no Egito antigo, com a lenda da Fênix, uma ave suntuosa que vivia por séculos e que, se queimada, renascia das próprias cinzas. Ou seja, essa ave sempre se renovava a partir da ressurreição.

Inspirada nessa história milenar, a Igreja Católica incorporou o conceito e adaptou para a realidade cristã, pois se assemelha e representa muito bem a história de Jesus Cristo, que foi morto e, depois de três dias, ressuscitou. Ela trouxe esse simbolismo para os significados da quarta-feira de cinzas.

A partir do século X, a bênção e a imposição das cinzas passaram a ser obrigatórias para todas as comunidades cristãs durante a missa realizada na quarta-feira após a terça de carnaval.

Portanto, os significados da quarta-feira de cinzas estão relacionados ao renascimento, ao amor de Deus e à ideia de renovação. Aproveite esse período para mudar o que você acha necessário, repensar suas atitudes e buscar ser uma pessoa melhor.

Especialistas online

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,alquimia

97% Avaliações positivas

302 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Tarot,baralho cigano

100% Avaliações positivas

257 Consultas

Lizzie tarologa

Lizzie tarologa

Tarot,mediunidade,cartomante

94% Avaliações positivas

387 Consultas

Kelly pino

Kelly pino

Baralho cigano,tarot,mesa radionica,videncia

100% Avaliações positivas

1292 Consultas

Comentários

  • Wu quero saber: quaresma = 40 dias, eu entendia que desta quarta feira ate o domingo de pascoa que relembramos ressurreição de Cristo se conta quarenta dias, mas não e isto que vejo nos calendários se observarmos ate o domingo de pascoa teremos 47 dias enquanto que quarenta teria que ser no dia nove de abril e não 16. E a sexta feira da paixão teria que ser sete de abril e não 14, por favor, me tire esta dúvida.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *