Saiba mais sobre a comemoração do Vesak

O Budismo é uma das religiões mais antigas do mundo e possui milhões de fiéis espalhados por todos os países, principalmente na Ásia. O grande líder espiritual, Buda, foi quem trouxe os ensinamentos de compaixão, humildade e simplicidade. Todos os anos, na Lua Cheia de Maio, é feita a comemoração do Vesak, o dia mais especial do ano.

Se você gosta do Budismo e acredita nos valores desta religião, aprenda mais sobre a celebração do Vesak e passe a fazer rituais para este líder tão inspirador.

O que é o Vesak?

Vesak é a comemoração do nascimento, iluminação e morte de Buda Gautama, o criador e difusor da religião budista. A data não é fixa, pois acontece na Lua Cheia do mês de maio, o que faz com que caia cada ano em um dia diferente. Em 2017, ela foi comemorada no dia 10 de maio.

Quando estava prestes a morrer, Buda viu seu assistente, chamado Ananda, chorando. Ele disse que não deveríamos chorar, pois todo corpo deve se desintegrar. É a lei geral da impermanência. Ao invés de lamentar a sua morte, Ananda deveria tomar os ensinamentos (Dharma) como um grande legado e segui-los para encontrar a iluminação.

A data é tão importante que a Nações Unidas oficializou a comemoração e também faz homenagens ao Buda. Em diversos países, o dia é considerado feriado nacional, onde os devotos fazem festas e oferendas.

Como é a comemoração do Vesak?

No dia de Vesak, budistas vão aos templos ainda antes do nascer do sol. Eles levam oferendas como velas, flores e incensos, que representam a impermanência da vida. Os budistas celebram com isso a joia tríplice: O Buda, o Dharma (ensinamentos) e o Sangha (comunidade).

Além dessas oferendas, os fiéis são incentivados a não comerem carne e a liberarem animais enjaulados, representando a libertação dos que estão em cativeiro contra sua vontade ( o que inclui a alma).

A comemoração do Vesak também inclui trazer felicidade para quem não tem, por isso, muitas pessoas ajudam idosos, crianças e doentes, com doações. oferendas e atividades.

A comemoração do Vesak é, nada mais, nada menos, do que a união de todos os valores da religião budista, que é tão focada em fazer o bem ao mundo e a elevação da mente. Tire o dia para meditar, fazer uma doação e rezar muito, independente da sua religião. Esse momento de introspecção é positivo para todo o planeta.

Quais são as próximas datas do Vesak?

Em 2018 a comemoração do Vesak será no dia 29 de maio. Em 2019, será no dia 19 de maio. Já comece a se preparar!!

Veja também:

Especialistas online

Loanah luz

Loanah luz

Baralho cigano,taro dos anjos

99% Avaliações positivas

775 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

3740 Consultas

Luca tarólogo

Luca tarólogo

Terapeuta,dinheiro,tarot

92% Avaliações positivas

6771 Consultas

Cigana lilia saigg

Cigana lilia saigg

Vidência nas cartas,cartomancia,baralho cigano

100% Avaliações positivas

33 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *