Dia de Nossa Senhora Aparecida

A história do dia de Nossa Senhora Aparecida começou no ano de 1717. Os pescadores João, Felipe e Domingos, estavam encarregados de trazer peixes para o banquete – que seria oferecido a Dom Pedro de Almeida, o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais. Na ocasião, os homens estavam há dias tentando pescar, mas por diversas vezes não tiveram sucesso. Com medo de voltar ao vilarejo sem o alimento fizeram uma prece para a mãe de Jesus.

Eles não desistiram em momento algum e tentaram por diversas vezes até que pescaram parte de uma imagem santa. Por curiosidade jogaram a rede novamente com a intenção de encontrar o resto. E foram surpreendidos com a cabeça de santa, que se encaixava perfeitamente formando a estátua. Em relação aos peixes, até o momento, não havia sucesso. Até que juntaram as partes da imagem, jogaram a rede mais uma vez e conseguiram praticamente um cardume inteiro. E sem dúvidas, o maior de suas vidas.

Origem do Dia de Nossa Senhora Aparecida

Após o episódio dos pescadores e a imagem, a esposa de Domingos, um dos pescadores, uniu as duas partes com cera e criou um pequeno altar em sua casa dedicado à Nossa Senhora “aparecida nas águas”, para que pudessem agradecê-la à altura o milagre dos peixes.

A partir daí todos os moradores da região começaram a rezar terços todos os sábados em homenagem à santa. E também para pedir ajuda para conquistar graças e milagres. Tamanha devoção resultou em 1745 na inauguração da primeira igreja em homenagem à imagem que ficou conhecida como “Mãe Aparecida”.

Essa igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida. Foi reformada e ampliada até chegar no santuário que conhecemos hoje. E não só a basílica fisicamente que cresceu, afinal o número de devotos aumentava cada dia mais. Até que no de 16 de julho de 1930, o então Papa Pio XI declara Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. E em 30 de junho de 1980, a lei federal nº 6.802 decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Curiosidades do dia de Nossa Senhora Aparecida

Por alguns anos o dia de Nossa Senhora Aparecida foi celebrado no dia 08 de dezembro, a transferência para o dia 12 de outubro foi feita para ficar mais próximo do dia que a imagem da santa foi encontrada no rio.

Um fato que repercutiu muito no Brasil, ocorreu no dia 12 de outubro de 1995, quando o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Sérgio von Helde Luiz, chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em um programa de televisão. O pastor foi condenado a dois anos de prisão por discriminação religiosa. Ele foi transferido para os Estados Unidos e, como era réu primário, cumpriu a pena em regime semi-aberto.

Oração para fazer no dia de Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Agora que você já conheceu mais sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida, aproveite e leia também:

Especialistas online

Fê tavares

Fê tavares

Tarot mitológico,cartas xamânicas,tarot

100% Avaliações positivas

25 Consultas

Mago lucas

Mago lucas

Tarot,vidência,cartomancia

91% Avaliações positivas

214 Consultas

Nathalya artemis

Nathalya artemis

Mediunidade,tarot,numerologia

82% Avaliações positivas

107 Consultas

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Batalho cigano,tarot,mesa radio

97% Avaliações positivas

445 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *