Aprenda mais sobre 24 de junho – o dia de São João

O mês de junho está chegando e com ele o clima de festa junina já agita o coração do brasileiro, mas não é só isso que este mês traz. O dia 24 de junho é considerado o dia de São João e normalmente é o que dá início as festas desse mês.

Em diversos lugares no Brasil as festas juninas podem ser conhecidas como “Festa de São João”, pois é quando se faz grandes homenagens a esse santo que tem extrema importância na Bíblia. Saiba mais sobre a história do São João e entenda mais o porque de tamanhas comemorações.

A história de São João

Nascido em uma cidade de Israel próxima a Jerusalém, era filho de Santa Isabel (prima de Maria, mão de Jesus) e de Zacarias. A gestação de Isabel por si só foi considerada um milagre, pois ela já era idosa e nunca havia engravidado.

Mas um belo dia o Anjo Gabriel apareceu para Zacarias, no templo em que ele era Sacerdote, e lhe disse que Isabel iria ter um filho e este deveria se chamar João. Zacarias ficou mudo e um pouco descrente, mas pouco tempo depois, Isabel engravidou. E em alguns meses, no dia 24 de junho nasceu o menino que deveria se chamar João, e por isso até hoje neste dia é celebrado o dia de São João.

Quando adulto, João decidiu viver pelo deserto rezando, fazendo sacrifícios e fazendo pregações. Muitas dessas pregações foram feitas no rio Jordão e multidões se juntavam para ouvir o “profeta” falar.

São João é muito importante e tem bastante destaque na Bíblia, no Novo Testamento, pois ele se empenhou em anunciar a todos que Jesus viria e salvação que o Messias traria para o mundo.

Veja também:

Origem das festas de São João

Chamada de “a mais brasileira das festas”, a festa junina comemora principalmente o dia de São João, mas ela não nasceu aqui. Ela foi trazida pelos portugueses e tinha um caráter essencialmente religioso e devocional.

A origem do termo “junina” tem duas hipóteses, a primeira é ser uma adaptação do termo “joanina” que era usado na Europa para designar a festa de São João, ou por essa festa ser no mês de junho, que é um mês que celebra também os Santos Antônio e Pedro.

Com o passar do tempo, essa festa do dia de São João foi ganhando elementos específicos para ela. A quadrilha, por exemplo, que foi inspirada nas danças das cortes francesas, prova disso, é o uso de expressões como o “anarriê”.

No que diz respeito à parte musical e as típicas canções dessa época, os instrumentos que se tornaram característicos, como a sanfona e o triângulo, foram incorporados a partir de instrumentos trazidos pelas cortes portuguesas.

Oração a São João

No dia de São João, principalmente nas cidades nas quais ele é padroeiro, são comuns missas especiais em homenagem ao Santo e procissões. Além disso, o dia é dedicado a orações para alcançar alguma graça ou para agradecimento daquelas alcançadas, como a oração abaixo:

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.

Leia mais:

Especialistas online

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,alquimia

94% Avaliações positivas

171 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,simpatias,mediunidade

90% Avaliações positivas

146 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,videncia,mediunidade

94% Avaliações positivas

544 Consultas

Kelly pino

Kelly pino

Baralho cigano,tarot,mesa radionica,videncia

100% Avaliações positivas

1153 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *