Descubra qual a origem do Natal

O natal é um feriado religioso cristão muito difundido em todo o mundo. É um período de esperança, amor e bastante compaixão. Celebrado no dia 25 de dezembro, é um feriado religioso destinado a celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Porém, a verdadeira origem do Natal precede o Cristianismo. Quer saber mais? Confira o texto a seguir.

A origem do Natal

Há aproximadamente 7.000 anos a.C já se existia uma celebração semelhante ao Natal. Anualmente, era comemorado o solstício de inverno no hemisfério norte do planeta. Ele acontecia sempre no fim do ano – 21 de dezembro. Era nessa festa que em que o sol voltaria a ficar mais tempo no céu, até a chegada do verão. Assim, era um ponto considerado a virada das trevas para a luz, ou seja, um renascimento. Esse é o evento de origem do Natal.

Porém, naquela época, nas diferentes regiões do mundo as celebrações tinham os mais variados formatos. Na Grécia esse período era dedicado ao culto ao deus Dionísio (deus do vinho e da boa vida). Já na Mesopotâmia, as festividades duravam 12 dias e no Egito a época do solstício era dedicada à relembrar a passagem do deus Osíris para o mundo dos mortos.

Após a morte de Jesus Cristo, nos primeiros séculos as celebrações focava em sua morte e na ressurreição, respectivamente a sexta-feira da paixão e a páscoa. Não era comum, historicamente, celebrar o nascimento de uma santidade ou um mártir. Isso porque uma pessoa só se tornava um santo e consagrado após a sua morte.

Como as celebrações pagãs foram a origem do Natal

Ninguém fazia ideia de qual era a data de nascimento de Jesus Cristo. Em nenhum momento, a data ou a época é mencionada na Bíblia. Porém, trazer a celebração do nascimento de Cristo para a época do ano em que haviam várias celebrações pagãs era uma excelente oportunidade para cristianiza-las.

Os discípulos de Cristo acreditavam que trazer elementos e figuras cristãos e a criação de novos rituais, seria mais fácil para converter os pagãos do que condená-los por suas celebrações. E a partir daí o Natal começou a ser moldado.

Como festa cristã, a origem do Natal é no ano de 354 d.C., quando o Papa Libério tornou oficial essa celebração e estipulou a data de 25 dezembro como o dia oficial da mesma.

Costumes e símbolos do Natal

Atualmente, a árvore de Natal é com certeza o principal símbolo das celebrações natalinas. Mas poucos sabem que essa tradição das árvores de natal enfeitadas tem origem no ritual pagão. Eram cultos às árvores, que aconteciam em diversas regiões do mundo.

Além da origem do Natal, outra história pouco conhecida é a do Papai Noel, que é a principal figura natalina na sociedade moderna. Há várias hipóteses, mas a mais popular é que ele foi inspirado no Bispo Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C., um homem muito bondoso e generoso que ajudava os menos favorecidos deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Juntamente com o papai Noel vieram outros símbolos populares, como a neve, os gorros, os duendes, as chaminés e as renas. Apesar de não ser compatíveis com as regiões tropicais (como aqui no Brasil) e nem com a origem do Natal, esse são objetos que caíram no gosto popular e sempre marcam presença nessa época do ano.

Aqui no Brasil, alguns costumes também não podem faltar. A ceia de Natal é um exemplo, pois na madrugada do dia 25 de dezembro, quando dà meia-noite já começa a celebração do nascimento de Jesus. E na véspera, no dia 24, muitas pessoas vão à chamada missa do galo que também dá início às comemorações do Natal.

Aproveite que agora você conhece a origem do Natal e confira alguns textos que podem te ajudar a conquistar seus sonhos e desejos no próximo ano:

Especialistas online

Lara caliope

Lara caliope

Tarologa,terapeuta holistica,tarot

0% Avaliações positivas

28 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,sensitiva

57% Avaliações positivas

19 Consultas

Lua nova séfira

Lua nova séfira

Tarologa,tarot,baralho cigano

100% Avaliações positivas

104 Consultas

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,alquimia

97% Avaliações positivas

298 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *