Aprenda o real significado da árvore de Natal

Significado da árvore de natal

O Natal é uma época do ano cheia de boas energias e bons sentimentos. Nesse período a união, compaixão e esperança reina pela sociedade. Também é uma fase repleta de de tradições e símbolos populares como o papai Noel, as renas, a montagem de presépios e a troca de presentes. Mas você sabe o real significado da árvore de Natal?

Anos antes do Cristianismo, as religiões pagãs faziam rituais para a celebração dos seus deuses. Com o surgimento da religião católica, foi criada algumas datas semelhantes para que os antigos pagãos continuassem comemorando seus eventos especiais. Assim, houve consentimento do povo por não ter grandes mudanças. Entenda mais sobre o significado da árvore de Natal.

A origem da árvore de Natal

Para entender qual o significado da árvore de Natal, é necessário analisar a sua origem que é bastante antiga. Começou anos antes do nascimento de Jesus, e do surgimento do cristianismo, quando em praticamente todas as regiões e religiões do mundo já se praticava o culto às árvores. Essa era uma das maneiras de celebrar a fertilidade da natureza.

Na Europa, na região dos países bálticos, civilizações muito antigas a.C. tinham já o hábito de cortar pinheiros e levá-los para dentro de suas casas. Em seguida, enfeitá-los de uma maneira bem semelhante às que fazemos hoje. Deste modo, é fácil provar que muito tempo antes do nascimento de Jesus, o pinheiro já era a árvore escolhida por diversos povos para celebrar a natureza e suas divindades.

Isso porque o pinheiro sempre foi considerado uma árvore que simboliza esperança, prosperidade e fertilidade. Ela é uma das poucas plantas que mesmo durante o inverno das regiões mais frias do mundo, se mantém com as folhas verdes e vistosas, ao contrário de outras que perdem as suas folhas durante o inverno. E isso tudo tem ligação ao real significado da árvore de Natal.

O significado da árvore de Natal e as tradições no cristianismo

Alguns cristãos tentaram acabar com esse ritual considerado pagão de montagem de árvores enfeitadas dentro das casas. No entanto, não obtiveram sucesso. Por isso decidiram incorporar esse elemento associando a forma triangular dos pinheiros à santíssima Trindade.

Assim, o catolicismo criou para si um significado da árvore de Natal, trazendo seus próprios elementos e tradições. E aqui no Brasil seguimos vários desses costumes. Um deles é apenas montá-la quatro domingos antes do dia 24/12. E como fizeram a data para se montar a árvore, a religião criou também o dia certo para desmontar.

Em 06 de janeiro o catolicismo celebra a chegada dos três reis magos na cidade de Belém, e consequentemente o seu encontro com menino Jesus. Essa data é conhecida como Dia dos Reis, e é considerada o melhor dia para desmanchar a árvore.

Os enfeites também foram montados para que houvesse a ligação com o nascimento de Cristo. Logo, um dos adornos principais da árvore de Natal é a estrela que fica em seu topo. Esse foi um dos elementos trazidos pela igreja católica para simbolizar a estrela de Belém que guiou os reis magos ao encontro do menino Jesus.

Os enfeites da árvore de Natal

Assim como há um significado da árvore de Natal, as decorações também possuem significados. Quando elas começaram a ser montadas na Europa, eram enfeitadas com maçãs e hóstias não consagradas.

Essas maçãs simbolizavam o episódio bíblico de Adão e Eva e vinham também para reforçar as consequências do pecado. Enquanto as hóstias não consagradas representavam o corpo de Cristo e a sua capacidade de perdoar todos os pecados cometidos pelos cristãos.

Nos dias de hoje, as árvores são enfeitadas de diversas maneiras. Depende muito do gosto de quem a montou. Cartões, presentes, papais noéis de pelúcia, renas, todos esses adornos podem ser encontrados.

Porém, existem os elementos que nunca faltam. São as tradicionais bolas, que podem ser de plástico, de vidro ou de tecido, e as luzinhas pisca-pisca, que pode ser monocromático, todo colorido ou que vai mudando de cor ao longo da noite.

Agora que você já conhece o significado da árvore de Natal, saiba mais como melhorar o seu fim de ano:

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *