Você conhece o significado do Papai Noel?

À medida que o Natal se aproxima, começamos a nos preparar para vivenciar essa data tão especial. Resgatamos todos os símbolos e personagens que fazem parte dessa celebração como: guirlandas, sinos, Papai Noel, árvore de Natal, velas e muito mais. Mas, como todas essas figuras já estão tão estabelecidas raramente paramos para buscar o porquê de todas elas. Por exemplo, você sabe o significado do Papai Noel?

Ele é mundialmente uma das principais figuras natalinas na sociedade moderna, mas visto que moramos em um país tropical e muito quente na época do Natal, não deve ser muito difícil deduzir que ele não tem sua origem nas tradições latinas. Afinal, as renas jamais poderiam viver aqui, rs.

Significado do Papai Noel e a origem da sua imagem

Residente no polo norte, o famoso Papai Noel é representado por um velhinho simpático e gordinho, de bochechas rosadas, barba e cabelo branquinhos como neve, usa botas e cinto pretos e roupas vermelhas. Nos visita sempre uma vez ao ano, no Natal, trazendo consigo um saco cheio de presentes e muita alegria.

Essa figura do Papai Noel que conhecemos hoje, foi desenvolvida por um cartunista alemão chamado Thomas Nast, no ano de 1866. Em 1931 ganhou o mundo com uma campanha publicitária da marca Coca-cola que teve como base essa imagem criada por Nast, e desde então faz parte dos natais do mundo todo.

Antes desse desenho de Thomas Nast contagiar a todos, o nosso famoso bom velhinho era representado usando roupas comuns de inverno nas cores marrom e/ou verde escuro, o que com certeza não trazia tanta graciosidade e destaque para o velhinho mais amado e esperado do mundo! E sem dúvidas, todos essas fatores fizeram com que o significado do Papai Noel crescesse ainda mais.

A lenda de São Nicolau e o significado do Papai Noel

No entanto, o significado do Papai Noel tem como base uma lenda inspirada em São Nicolau. Nicolau nasceu em meados do século III d.C. e era filho de uma família com muitas posses e cristã. Nicolau se tornou bispo e é considerado um dos primeiros santos do panteão cristão. E foi também um dos participantes do primeiro Concílio de Niceia.

Uma das histórias famosas de São Nicolau, é que ele em uma dada ocasião doou moedas de ouros suficientes para que três irmãs fizessem o seu enxoval para poderem se casar. Outro conto famoso, é que depois de morto São Nicolau “presenteava” os fiéis com um óleo perfumado com propriedades milagrosas, que escorriam das suas relíquias.

Além disso, reza uma outra lenda, de que desde a sua juventude, Nicolau tinha o hábito de, sem que ninguém notasse, deixar pequenos saquinhos com moedas de ouro na casa das pessoas que de fato precisavam, sempre que notava essa necessidade.

E a partir dessas histórias e de outras que cercam o santo criou-se o hábito de trocar presentes na data consagrada a ele, dia 06 de dezembro, e em alguns países europeus, como a Áustria, essa tradição se mantém até os dias de hoje. Foi essa história que trouxe o significado do Papai Noel que conhecemos hoje – juntamente com o saco de presentes e bom humor

Agora que você já conheceu o verdadeiro significado do Papai Noel, aproveite e leia também:

Especialistas online

Cabalista jocans

Cabalista jocans

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

226 Consultas

Luan tarólogo

Luan tarólogo

Baralho cigano,tarot,mediunidade

90% Avaliações positivas

104 Consultas

Lara caliope

Lara caliope

Terapeuta holistica,mediunidade,tarot

87% Avaliações positivas

146 Consultas

Mahila villar

Mahila villar

Sensitiva,tarot,numerologia

99% Avaliações positivas

1243 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *