Solstício de Inverno

O hemisfério sul, durante o dia 21 de junho, passa por um fenômeno chamado solstício de inverno que não é nada mais, nada menos do que a comemoração do retorno da luz. O solstício ocorre duas vezes ao ano, pois representa duas mudanças de estações: a de primavera para o verão e a de outono para inverno. Quer saber mais sobre solstícios? Confira o texto.

O que é um solstício?

O solstício representa a mudança das estações mais radicais, ou seja, a estação mais quente e a mais fria. Ocorre duas vezes no ano e uma dessas vezes será o dia mais longo do ano, ou como é o caso do solstício de inverno, a noite mais longa do ano.

No calendário, o dia que marca a entrada do inverno tem uma data declarada já, porém, a Terra sempre passa por algumas pequenas mudanças. Por isso, durante os anos, o dia mais escuro do ano pode na verdade não ocorrer no dia decretado. Só que isso não importa, as datas dos solstícios são 21 de junho (inverno) e 22 de dezembro (verão).

Por que ocorre o solstício de inverno?

O solstício de inverno acontece por conta da rotação e a translação do planeta Terra. É isso que faz com que a distribuição solar seja desigual para os dois hemisférios. Por conta desses movimentos, um lado do planeta recebe mais luz que o outro por volta de um período de 182 dias. Assim, o solstício de inverno começa quando o Sol atinge a maior distância da linha do equador, e dessa forma ocorre a noite mais longa do ano.

Acredita-se que muitas religiões pagãs usavam essas datas para rituais de adoração aos deuses. Para eles, o inverno chegava, trazendo o ápice do frio e da escuridão para o mundo. Porém no dia do solstício de inverno (o dia que a estação muda) a luz começa a voltar, e o sol começa a aparecer mais do que antes. Até que o ocorre o solstício de verão, o ápice do calor e da luz na Terra e tudo começa a voltar para o escuro.

No hemisfério Norte, onde o solstício acontece no final de dezembro, faz bem mais sentido essa história de “a volta da luz”, pois é nessa mesma época que ocorre o Natal. O nascimento de Cristo pode ser representado por muitas religiões como o retorno da luz ou a salvação da Terra.

Veja também:

Rituais feitos no solstício de inverno

Diversas religiões acreditam que as noites de solstício são as mais poderosas que existem. Magias, orações e rituais são muito comuns durante os dias das entradas das estações, pois as chances de realização são grandes. Confira um ritual que é comum durante esse período de solstício e aprenda como trazer benefícios para você.

Ritual no solstício de inverno para ter sorte e dinheiro

Ingrediente

  • 1 Raminho de pinheiro
  • 1 Pau de Incenso
  • 1 Cristal de Pedra do So
  • l 4 Velas vermelhas
  • 1 Espelho pequeno
  • 1 papel e 1 caneta de tinta verde

Preparação

Para a realização deste ritual, é necessário que tudo seja feito ao ar livre, numa varanda ou ao lado da janela. Isso porque é preciso absorver os raios da lua e do sol. Depois de encontrar o lugar ideal para fazer, disponha as 4 velas lamparinas de modo a formarem um quadrado.

Coloque no meio delas o espelho e, por cima, o cristal Pedra do Sol. Pegue um fósforo e acenda as velas e o pau de incenso. Depois, passe com o ramo de pinheiro por cima de cada uma das velas, no sentido horário. Agora, coloque o ramo por cima do cristal. Pegue a caneta e o papel e escreva os seus desejos para essa próxima fase que está para iniciar em sua vida. Assim que terminar, dobre o papel em 4 partes e coloque-o debaixo do cristal por cima do espelho.

É necessário que esse altar fique em pé, do jeito que está, durante 24 horas. As velas e o incenso não podem se apagar, tem de deixá-las acesas até o fim. O cristal, o espelho, o ramo de pinheiro e os seus pedidos devem receber a energia da Lua e do So,l transferindo para você toda essa sorte.

Depois que se passou um dia, guarde o cristal e o ramo de pinheiro num saquinho e o esconda em um local secreto no seu quarto. Deixe fora as velas e o incenso para não trazer um aroma ao seu quarto. Pegue o papel onde escreveu os seus pedidos, coloque-o em um vaso com uma flor, ou planta do seu agrado. Pode ser também embaixo de uma árvore ou um jardim.

Especialistas online

Carlos da luz

Carlos da luz

Leitura de tarô cigano,tarot,amor

100% Avaliações positivas

124 Consultas

Marcelino  bessa

Marcelino bessa

Tarô,baralho cigano

73% Avaliações positivas

69 Consultas

Taróloga priyla

Taróloga priyla

Tarot,baralho cigano,reiki a distância

95% Avaliações positivas

141 Consultas

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

94% Avaliações positivas

239 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *