Princípios do Reiki: cinco ensinamentos para uma vida cheia de paz e harmonia

Poucas pessoas que fazem uso da terapia de Reiki sabem que esse método vai muito além da cura energética pelas mãos.

O Reiki, enquanto terapia holística e como arte de cura e filosofia de vida, traz consigo alguns ensinamentos que, se respeitados e praticados, prolongam seus benefícios e os efeitos da cura que ele proporciona, atuando em todos os : físico, mental, emocional, espiritual etc.

São os cinco princípios do Reiki, que não devem ser interpretados como uma cartilha de regras ou leis do Reiki e sim como algo mais profundo, um convite à reflexão de nossos próprios atos e de nossa própria conduta no cotidiano, e algo que nos leva a uma evolução pessoal e, por conseguinte, coletiva.

Para conhecer um pouco mais, leia também nosso artigo com um breve resumo sobre o que é o Reiki.

Como e para que surgiram os princípios do Reiki?

Os princípios fundamentais do Reiki, também conhecidos como Reiki Gokai, surgiram depois de Mikao Usui, seu criador, identificar que muitos pacientes que se curavam de determinados problemas de saúde através da energia do Reiki posteriormente voltavam a procurar o tratamento, mas desta vez com problemas diferentes.

Ele deduziu que para que a cura física destas pessoas fosse completa e efetiva era necessária também uma cura mental, já que muitas vezes doenças físicas são apenas consequências de problemas emocionais que acabamos somatizando.

Revelações do Tarot

Então ele selecionou cinco pensamentos da cultura e da , transformando-os nos 5 mandamentos do Reiki e ensinando-nos que se forem repetidos pela manhã, de noite e quantas vezes for possível durante o dia, promoveriam, juntamente com a energia do Reiki, a tão desejada saúde mental e o bem-estar físico que todos procuramos.

Entenda como é feita a aplicação do Reiki à distância, para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Quais são os 5 princípios do Reiki (Reiki Gokai) e quais lições devemos tirar de cada um deles?

Só por hoje, não se preocupe

A principal lição a tirar deste fundamento do Reiki é que Deus tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas, e, mesmo que às vezes não entendamos direito determinadas situações, devemos ter em mente que elas acontecem para que tiremos lições e nos tornemos pessoas melhores; em suma, não vale a pena lamentar o passado e nem se preocupar com o futuro, mas sim viver intensamente o hoje, que é o presente.

Só por hoje, não sinta raiva

A raiva é uma energia ruim, desnecessária e que causa malefícios ao nosso corpo físico e à nossa alma, impossibilitando-nos de conseguir a cura proporcionada pela energia universal; a lição a tirar deste preceito do Reiki é que devemos lidar construtivamente com a energia da raiva, controlando nossas emoções e refletindo sobre os motivos que nos levaram a ficar irritados.

Só por hoje, tenha gratidão com as bençãos que recebe

Um dos principais ensinamentos da filosofia do Reiki, este princípio nos ensina que somente estando conectados com a energia da gratidão nós atraímos a abundância, pois focamos naquilo que temos e somos gratos a Deus por isso, independente de ser muito ou pouco, é estarmos positivamente conscientes de nosso merecimento.

Hoje e SEMPRE, ganha teu pão diário honestamente

Para termos harmonia plena em nossas vidas e o bem-estar de uma consciência tranquila, este ensinamento nos diz que devemos trabalhar honestamente para conquistar nossos objetivos, sem nunca passar a perna ou deliberadamente prejudicar alguém em nosso benefício; este princípio do Reiki é de suma importância para que tenhamos uma vida harmoniosa, e devemos entender que ser honesto com os outros é ser honesto com si próprio.

Hoje e SEMPRE, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos

Dentre os princípios do Reiki, talvez este seja o ensinamento mais difícil de ser cumprido, sob dois diferentes aspectos: o de eliminarmos a tendência que os humanos têm de subjugarem a natureza e a controlarem em demasia, e respeitarmos todas as formas de vida; e o de tratarmos bem e sermos gentis com todas as pessoas ao nosso redor, sejam elas estranhas ou não, pois assim mostramos amor e respeito por nós mesmos.

Confira o vídeo abaixo com os princípios fundamentais do Reiki (Gokai) recitados em japonês:

Agora que você já sabe quais são os 5 pilares do Reiki, conheça o que são e como usar os símbolos do Reiki, que são poderosas chaves energéticas. Em nosso post mostramos cada um deles em diversas imagens do Reiki. Confira!

Especialistas online

Luan tarólogo

Luan tarólogo

Baralho cigano,tarot,mediunidade

93% Avaliações positivas

162 Consultas

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

214 Consultas

Mahila villar

Mahila villar

Sensitiva,tarot,numerologia

99% Avaliações positivas

1320 Consultas

Leonard tarólogo

Leonard tarólogo

Cromoterapia,tarot,mediunidade

99% Avaliações positivas

4730 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *