Dicas de como evitar gravidez – Conheça todos os métodos disponíveis

Saber como evitar gravidez é uma das maiores preocupações dos casais que possuem uma vida sexual ativa, mas aqueles que não querem, ou não se sentem preparados para terem um filho. Por isso, existem inúmeros métodos contraceptivos com diferentes propostas e formas de uso, mas com o mesmo objetivo de impedir uma gravidez indesejada.

Para saber exatamente como evitar gravidez, é interessante entender primeiro como ela acontece. A gravidez ocorre quando o óvulo da mulher é fecundado pelo espermatozoide do homem. Após a fecundação, esse óvulo de instala no útero, um embrião será gerado e vai se desenvolver durante nove meses até a mulher dar à luz.

Há uma grande quantidade de formas de impedir que esse processo aconteça. Existem métodos contraceptivos que não deixam que o espermatozoide chegue até o óvulo e outros que interrompem a ovulação, por exemplo. Alguns são mais comuns que outros, como a camisinha e a pílula anticoncepcional, mas para escolher qual o mais adequado às características do seu corpo recomenda-se uma consulta ao ginecologista.

Métodos de barreira – Como evitar gravidez

Os métodos de barreira são aqueles que de alguma forma impedem a chegada do espermatozoide até o óvulo para a fecundação. O mais comum é a camisinha masculina, que deve ser coloca no pênis do homem antes da penetração. Também existe a versão feminina, mas pouco utilizada. Além de impedir a gravidez, protege contra DSTs.

Seguindo a proposta de como evitar gravidez com uma barreira, ainda existe o diafragma e a esponja vaginal. O diafragma é um anel flexível que deve ser colocado na vagina antes da relação sexual e retirado até 12 horas após o ato. A esponja funciona de forma parecida com o diafragma, ela deve ser molhada no espermicida antes de ser colocada na vagina.

Métodos hormonais – Como evitar gravidez

A pílula anticoncepcional é o método hormonal mais comum. Consumida e forma de comprimido, ela interrompe a ovulação e, consequentemente, impede a fecundação. Também existe a pílula do dia seguinte (PPD), que deve ser tomada até no máximo 72 horas após a relação, mas que só deve ser usada em casos emergências. Quando pensar em como evitar gravidez, essa deve ser a última opção.

O adesivo e o anel vaginal também são métodos contraceptivos hormonais. O adesivo é aplicado à pele da mulher por sete dias durante três semanas e o anel vaginal deve ser colocado no fundo da vagina por três semanas. Essa semana da pausa de uma semana nos dois métodos é para você menstruar.

Métodos naturais – Como evitar gravidez

Apesar de não serem os mais confiáveis, algumas mulheres ainda preferem recorrer aos métodos naturais de contracepção. Entre esses métodos estão a clássica tabelinha e o controle da temperatura corporal basal. No geral, para seguir esses métodos é necessário um conhecimento profundo do ciclo menstrual. Os dois métodos são interessantes e podem funcionar como complementares a outras formas de como evitar gravidez.

A lista de como evitar gravidez é extensa. Além dos métodos apresentados, ainda existem os dispositivos intrauterinos e os métodos definitivos, como a vasectomia e a laqueadura – em que o homem ou a mulher se submete a uma cirurgia definitiva que impede a fecundação.

Agora que você já conhece diversos métodos de como evitar gravidez, veja também:

Especialistas online

Nazaré  babos

Nazaré babos

Taróloga,médium sensitiva,mediunidade

100% Avaliações positivas

90 Consultas

Angeline ✨

Angeline ✨

Tarot,mediunidade,amor

100% Avaliações positivas

190 Consultas

Cabalista jocanz

Cabalista jocanz

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

497 Consultas

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

83% Avaliações positivas

123 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *