Uma pergunta que não quer calar: afinal, incenso faz mal à saúde?

Muita gente conhece os benefícios de acender um incenso de vez em quando. Eles purificam o ambiente, atraem energia positiva, trazem equilíbrio para o corpo e a mente e ainda camuflam cheiros ruins que podem estar pelo ar. Porém, algumas pessoas se perguntam se o incenso faz mal à saúde, principalmente por causa da fumaça.

Existem algumas controvérsias. Enquanto os adeptos afirmam que o incenso não faz mal nenhum à saúde, alguns médicos dizem é importante ter cautela com relação ao assunto.

Para eles, principalmente pessoas alérgicas devem evitar o incenso, pois os aromas e a fumaça podem causar irritação na mucosa nasal, levando a rinites, asma, bronquite e coceira nos olhos e na garganta. Crianças e idosos são mais propícios a alergias, por isso devem evitar a prática ou manter certa distância da fumaça.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e na Dinamarca mostraram que alguns incensos liberam uma quantidade grande de benzeno e outras substâncias tóxicas quando acesos, o que pode levar à alguns tipos de câncer no sistema respiratório, dependendo da intensidade e do tempo de uso.

Como usar incenso sem ser prejudicado?

Nem tudo está perdido. Você pode acender um incenso de vez em quando sem se preocupar, é só tomar alguns cuidados:

  • Procure incensos 100% naturais, que não levam ingredientes derivados de petróleo e compre marcas regulamentadas pela ANVISA.
  • Evite marcas e aromas que façam muita fumaça, que causa irritação e alergia.
  • Cuidado com a imunidade. Se estiver gripada, morar em uma cidade muito poluída ou estiver frio, evite o incenso. A baixa imunidade junto com a fumaça pode causar alergias e irritações.
  • Não acenda incensos em ambientes fechados e salas pequenas. Procure um lugar aberto, perto de uma janela e onde haja circulação de ar.
  • Não acenda incensos o dia inteiro. Escolha apenas os melhores momentos e não fique muito próxima da fumaça.
  • Se você for muito alérgica, evite incensos. No lugar, opte por velas aromatizadas, que possuem uma fragrância mais suave e não irritam tanto.

Viu como é possível se beneficiar de incensos sem que eles façam mal a sua saúde? Se você ainda tiver qualquer dúvida, converse com seu médico e veja se a prática é indicada ou que alternativas ele sugere. O importante é buscar a paz interior e o equilíbrio, sempre.

Leia também:

Aprenda uma simpatia para abrir as portas do emprego

Especialistas online

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

601 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

610 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

571 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Baralho cigano,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

805 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *