O que são rituais e para que servem?

Ritual é uma palavra muito ampla, mas para começar a entender o que são rituais de modo geral, vamos ao dicionário Aurélio:

“Rito- 1. As regras e cerimônias próprias da prática de uma religião. 2. Culto; religião. 3. Qualquer cerimônia sagrada ou simbólica.
Ritual- 1. Relativo a rito (s), ou que tem o caráter regular ou sagrado deste (s). 2. Culto. 3. Liturgia. 4. Cerimonial, etiqueta.”

Resumindo, rituais são gestos, palavras, formalidades, pensamentos e ações que estão ligados a alguma crença, religião ou costume popular. Eles obedecem algumas regras e é importante entender bem o objetivo de cada uma, assim como fazer o ritual com consciência, prestando atenção à técnica e às ferramentas necessárias para que ele cumpra seu papel.

Os rituais servem para nos conectarmos com o sagrado, com o que realmente importa e com o verdadeiro sentido das coisas. Eles também nos ajudam a superar mudanças na vida, como nascimentos, mortes e crescimento. Cada cultura ou povo possui seus próprios ritos, com significados que fazem sentido para suas crenças e costumes. Mas no fim, todos querem a mesma coisa, entrar em contato com o que é inexplicável, dar um sentido à vida.

Rituais místicos e religiosos conhecidos

Casamento – O que são rituais?

Independente da sua religião, casar-se implica uma mudança brusca na sua vida e existem diversos rituais que celebram essa passagem. Dentro dos casamentos existem ainda os pequenos ritos, como o dia da noiva, a troca de alianças, etc…

Circuncisão – O que são rituais?

No judaísmo, assim que o menino nasce ele passa por um processo em que se retira o prepúcio de seu pênis, como forma de inclusão à comunidade.

Batismo – O que são rituais?

No catolicismo, o bebê passa pelo batismo, onde ele é iniciado em sua fé.

Consagração a deuses e deusas da natureza – O que são rituais?

Religiões pagãs costumam ter muitos rituais ao ar livre em homenagem à deusa Terra, por exemplo, ou à Lua.

Simpatias – O que são rituais?

Quando você acende uma vela, faz uma oração ou uma simpatia, está fazendo um ritual, pois é nesse momento que entra em contato com o sagrado e para que funcione é preciso prestar atenção ao material e ao passo a passo.

Rituais no dia a dia

Também podemos pensar em rituais como sendo algo que fazemos no dia a da com frequência, da mesma maneira, ou alguma celebração solene. O legal de transformar pequenos hábitos corriqueiros em rituais é que somos obrigadas a prestar atenção no que fazemos, vivendo o presente de maneira plena e equilibrada.

  • Alguns exemplos são:
  • Cerimônias esportivas
  • Posses presidenciais
  • Meditação, principalmente quem precisa se preparar para a atividade, como se acalmar, arrumar o local, etc…
  • Banho relaxante, se você leva tempo preparando o banho, escolhendo o sabonete, acendendo uma vela, já tem um ritual diário importante para manter a calma e recarregar as energias.
  • Jantar, uma família ou amigos que se reúnem com frequência para comer estão fazendo um dos rituais mais antigos do mundo. O de dividir alimentos e histórias.

Agora que você já sabe mais o que são rituais, experimente colocar um pouco do sagrado na sua rotina e perceba como ela vai ficar mais especial!

Leia também:

Descubra o significado de sonhar com traição

Especialistas online

Taróloga agatha

Taróloga agatha

Tarot,baralho cigano,mesa radionica

98% Avaliações positivas

601 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

97% Avaliações positivas

610 Consultas

Cigana madalena

Cigana madalena

Baralho cigano,tarot,mediunidade

94% Avaliações positivas

571 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,baralho cigano,magia

91% Avaliações positivas

414 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *