Descubra tudo sobre a origem do tarot: curiosidades, etimologia e o primeiro tarot usado

A origem do tarot não é certa e comprovada através de documentos históricos. Por isso, é comum se encontrar, quando pesquisamos sobre, duas ou mais origens. Nenhuma pode ser apontada como errada; são apenas versões diferentes da história.

Uns dizem que o tarot tem origem nas figuras pintadas nas paredes das galerias subterrâneas da grande pirâmide Gizé, no Egito. Outra versão diz que ele tem surgiu na Índia ou na China e foi levado para Europa pelos ciganos.

No mundo moderno, os primeiros tarots se difundiram graças a famílias de reis e nobres europeus em países como França, Itália, Espanha e Alemanha.

Isso ocorria porque as famílias ricas eram as únicas que podiam pagar artistas para desenhar suas cartas e produzir uma a uma artesanalmente. Logo, o número de baralhos criados era pequeno. Foi apenas depois da invenção da imprensa que a produção em massa de cartas se tornou possível.

Vários baralhos sobreviveram oriundos de cidades na França, o mais conhecido deles foi veio da cidade de Marselha, cidade litorânea no sul, e assim foi chamado Tarot de Marselha. Ele é originalmente composto por: 78 cartas, 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

Etimologia

A palavra tarot na língua portuguesa não possui uma tradução específica, por isso pode ser escrita de duas formas: tarô e tarot. Em outros idiomas se chama: tarot, tarock, tarok, tarocco, tarocchi, entre outros.

Acredita-se que ele tenha origem na palavra árabe turuq, que significa “quatro caminhos”, ou talvez do árabe tarach, que significa “rejeito”. Segundo a etimologia francesa, tarot é um empréstimo do italiano tarocco, derivado de tara, “perda de valor que sofre uma mercadoria; dedução, ação de deduzir”.

Do primeiro tarot aos dias de hoje

Alguns registros indicam que as primeiras cartas de tarot usadas foram três conjuntos de meados do século XV, todos feitos para membros da família Visconti. Esse primeiro baralho é conhecido como Tarô Cary-Yale (ou Tarô Visconti-Modrone), criado entre 1442 e 1447 por um pintor anônimo para Fillipo Maria Visconti.

O Tarot é uma linguagem simbólica baseada no inconsciente coletivo que serve como meio de transmissão dos conhecimentos esotéricos e espirituais, indo muito além de sua utilização como jogo de baralho.

Nos dias de hoje, o tarot não é utilizado apenas para adivinhações, previsão do futuro e aconselhamento espiritual. Ele é ferramenta também para tratamento psicológico e terapêutico, acompanhamento emocional e como método catártico para perturbações transportadas de vidas passadas.

Especialistas online

Tara gi

Tara gi

Baralho cigano,terapia holística,dança essencial

0% Avaliações positivas

11 Consultas

Selene maglyat

Selene maglyat

Tarot,baralho cigano,runas

96% Avaliações positivas

413 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,mediunidade

95% Avaliações positivas

664 Consultas

Ravenna sacerdotisa e taróloga

Ravenna sacerdotisa e taróloga

Amor,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

417 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *