Conheça os principais nomes ciganos na Umbanda

O Brasil é residência de mais de 800 mil ciganos. Com uma população tão grande, é natural que a cultura desse povo também tenha se misturado à cultura brasileira. E foi graças a essa mistura que a Umbanda absorveu algumas entidades da religião cigana. É por isso que é tão comum os terreiros reverenciarem alguns espíritos desse povo. Conheça agora os principais nomes ciganos na Umbanda:

Adelaide

A cigana Adelaide é sempre muito simpática em suas visitas aos terreiros de Candomblé. Aparenta ter cerca de 45 ou 50 anos e traz no rosto a beleza do povo cigano sem esconder as marcas do tempo. Como toda cigana, está sempre vestida com roupas típicas e muitas joias, tudo bastante colorido. Nunca é vista sem um lenço sobre a cabeça. É muito amiga da cigana Esmeralda.

Carmencita

Pelo nome se percebe que essa cigana nasceu quando o povo romani (como são chamados os ciganos em alguns países europeus) já tinha chegado à Europa. Seu estilo parece muito com o de Adelaide: usa roupas coloridas e muitos adereços de ouro. É especialista em magias de amor e prosperidade. Não “pague mico” com Carmencita: ela fica furiosa quando algum filho de santo pede que ela faça alguma magia negra.

Esmeralda

Diferentemente de Adelaide, a cigana Esmeralda tem uma aparência bastante jovial e usa roupas típicas em tom verde. Tem personalidade forte, adora festas, ama pessoas que a fazem gargalhar e é bastante teimosa e controladora. É a protetora da fartura de alimentos.

 

Maria “Cartomante”

A cigana Maria Cartomante é considerada a primeira cigana a fazer parte dos rituais de Umbanda. Recebeu o apelido de “cartomante” por ter sido a pioneira a abandonar a leitura de mãos e fazer apenas a leitura de cartas, o que escandalizou sua comunidade.
Sua vida foi marcada por muita turbulência no campo amoroso. Ela se apaixonou pelo marido de uma cliente que, ao descobrir a traição do seu homem, tirou a própria vida. Cheia de remorsos por ter destruído uma família, Maria passou a vagar sozinha pelas ruas de cidades francesas, onde se prostituiu até ser assassinada.
Filhos de santo podem pedir favores à Maria Cartomante, mas recomenda-se que ela seja incomodada apenas se o caso for grave e envolver separações e traições.

Ramon

Os homens também ocupam lugar de destaque na Umbanda. Um dos ciganos mais prestigiados é Ramon. Ele aparece sempre vestido com um blusão de mangas compridas, aberta no peito; e calça azul-marinho. Usa, na cintura, uma faixa vermelha, onde mantém um punhal de ouro. É o cigano que, com sua magia, zela pelo bem-estar dos outros homens da comunidade, especialmente comerciantes e chefes de família.

 

Sara

Trata-se da principal cigana da Umbanda. Sua história é bastante controversa. Algumas lendas dizem que ela é filha de Maria Madalena com Jesus, teoria refutada veementemente pelos mais conservadores. É a protetora da maternidade e, por isso, mulheres que não conseguem engravidar devem recorrer a ela para melhorar a própria fertilidade.

Esses são apenas alguns dos principais nomes ciganos na Umbanda. Quais são seus favoritos? Conte para a gente nos comentários.

Agora que você já conhece os nomes ciganos na Umbanda, veja também:

Especialistas online

Athena taróloga

Athena taróloga

Kipper,tarot,baralho cigano

100% Avaliações positivas

391 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,simpatias,mediunidade

91% Avaliações positivas

211 Consultas

Loanah luz

Loanah luz

Baralho cigano,taro dos anjos

99% Avaliações positivas

627 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,mediunidade

95% Avaliações positivas

650 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *