Pontos de Pomba-Gira – Aprenda agora como chamar essas entidades

Quem gosta da Umbanda, geralmente adora as músicas que são cantadas para atrair as Pomba-Gira. Isso porque elas costumam ser as entidades mais alegres e festeiras e, por isso, estão sempre animadas com as famosa cantigas em sua homenagem. Mas você já as conhece? Não? Então, está interessada em saber melhor como elas são? Conheça agora os pontos de Pomba-Gira.

Pontos de Pomba-Gira são fáceis para você

Os pontos de Pomba-Gira são fáceis de ser cantados. A temática geralmente é o amor, mas também há pontos que se referem à proteção, aos pedidos feitos a essas entidades, a dinheiro e à forma livre e sensual que as Pomba-Giras viviam quando encarnadas.

Alguns pontos são para chamar as Pomba-Giras no geral. Outros, são específicos de algumas entidades. A sabedoria do momento certo de cantar cada um fica a cargo do Ogã do terreiro, que conhece as entidades que lá trabalham e sabe quando chamar cada uma.

Geralmente, quando a gira abre, são cantados os pontos de invocação, para dar permissão para que as Pomba-Giras cheguem no corpo dos médiuns.

Pontos de Pomba-Gira para abertura

“Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Mas ela tem, ela tem peito de aço/ Ela tem peito de aço/ E o coração de um sabiá”

“Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Ela é a Pomba-Gira/ Rainha do cabaré/ Tranca-Rua vem na frente/ Pra mostrar quem ela é”

“Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Quem é você pra deitar na minha cama? Papagaio come o milho/ Piriquito leva a fama”

Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu?/ Eu giro à meia-noite/
Eu giro ao meio-dia/ Eu giro a qualquer hora /Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu? Eu sou Exú Mulher!”

Vamos ver agora os pontos de Pomba-Gira específicos para cada entidade

Pontos de Pomba-Gira – Maria Padilha

“Maria Padilha, eu preciso de você/ Maria Padilha, eu preciso de você/ Vamos jogar o jogo da amarelinha/ Se eu perder, você me ganha/ Se eu ganhar, você é minha”

Pontos de Pomba-Gira – Rosa Caveira

“Quem é você pra mexer comigo?/ A Pomba-Gira vai te dar um castigo/ Deu meia-noite numa sexta-feira/ Você vai se ver com Rosa Caveira”

Pontos de Pomba-Gira – Maria Molambo

“De vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Com vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Ela é a Pomba-Gira/ É a Tatá-Molambo”

“Moça me dá um cigarro do seu para fumar/ Pois nem dinheiro eu tenho pra comprar (bis)/ Vivo sozinha, vivo na solidão/ Maria Molambo me dê sua proteção (bis)./ Oh moça, oh moça, oh moça, me tira dessa, moça.”

Pontos de Pomba-Gira – Pomba-Gira Cigana

“Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava/ A minha cigana de fé/ Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava a minha cigana de fé/ Ela parou e leu minha mão/ E disse-me muitas verdades/ Amigo, eu queria saber/ Onde mora a Pomba-Gira cigana”

Variações dos pontos de Pomba-Gira

Os pontos de Pomba-Gira não tem autoria específica. São feitos no coletivo e variam de terreiro para terreiro. Constituem uma cultura oral, por isso são fáceis e para serem repetidos pelo coro. Cada ponto tem sua finalidade e pode homenagear uma entidade específica, mas às vezes você pode ouvir um ponto que era de Maria Molambo sendo cantado para uma Maria Padilha apenas com a substituição do nome, por exemplo.

O mais importante é a intenção com a qual você canta o ponto, e não as pequenas mudanças de um terreiro para o outro.

Gostou de saber quais e como são os pontos de Pomba-Gira? Então, confira também:

Especialistas online

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

100% Avaliações positivas

84 Consultas

Cigana lilia saigg

Cigana lilia saigg

Baralho cigano,mediunidade

100% Avaliações positivas

185 Consultas

Dandara orianthi

Dandara orianthi

Tarot advinatório,mediunidade,tarot

100% Avaliações positivas

414 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,simpatias,mediunidade

89% Avaliações positivas

315 Consultas

Ofertas para você

Comentários

  • Eu já tive a pomba gira moça e ela queria vingança e fez muito estrago na minha vida e foi meu ex q boto em mim

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *