Você sabe quem foi Chico Xavier?

Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier ou somente Chiquinho, nasceu em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910. É o mais famoso médium do Brasil, com maior tempo de atividade mediúnica, além de receber o título de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em votação promovida pela BBC, em 2012. Para saber de fato quem foi Chico Xavier, confira este especial que preparamos a seguir.

Manifestou mediunidade avançada logo na infância, aos cinco anos, quando conseguiu se comunicar com sua mãe que havia desencarnado.

Na escola, tinha o hábito de mostrar suas psicografias para uma professora, que as mostrava para os colegas de classe, que ficavam na dúvida se eram cópias de livros ou realmente mensagens do plano espiritual.

Mesmo com toda essa capacidade mediúnica, foi apenas aos 17 anos, em 1927, que Chico Xavier teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita. Naquele ano ele fundou o Centro Espírita Luiz Gonzaga com seu irmão. Nesse mesmo ano, psicografou uma mensagem de um espírito amigo, que versava sobre deveres espíritas.

Chico Xavier via (clarividência) e ouvia (clariaudiência) seres do mundo espiritual, e com eles dialogava. Ainda criança, tinha o hábito de mostrar suas psicografias para uma professora, que as repassava para amigos, que eram unânimes em afirmar que eram reproduções dos escritos de determinados autores ou eram realmente transmitidas por eles de alguma maneira.

Encontro com o espírito de luz Emmanuel e seus livros

Após a morte do seu irmão, Chico Xavier trabalhou sozinho no centro, até que conheceu aquele que seria a ponte entre o plano espiritual e o terrestre, o espírito Emmanuel.

O espírito Emmanuel, tido como seu principal mentor, teria estabelecido a missão de Chico Xavier: escrever livros, formar leitores e espalhar os fundamentos da doutrina. Nas palavras de Emmanuel:

o livro é chuva que fertiliza lavouras imensas, alcançando milhares de almas”.

Com seu auxílio, Chico Xavier psicografou milhares de páginas de instrução, educação e consolo, ditadas por inúmeros espíritos e compiladas em 402 livros; o primeiro, sendo “Parnaso de Além-Túmulo”, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, foi publicado pela primeira vez em 1932. E o último, chamado “Escada de Luz”, publicado em 1996.

Um detalhe importante é que ele nunca assumiu a autoria de nenhum livro, porque afirmava que reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Assim como nunca aceitou o dinheiro das vendas, doando os direitos autorais para a Federação Espírita.

Quem foi Chico Xavier e qual seu legado

A partir dos anos 70, Chico Xavier passou a ajudar pessoas necessitadas com o dinheiro que arrecadou com a venda dos livros. Seu nome é muito conhecido no Brasil e no exterior, por sua humanidade, assistência ao próximo e grande legado espírita.

Chico Xavier morreu com 92 anos de idade, em 2002, coincidentemente no mesmo dia em que o Brasil foi pentacampeão da Copa do Mundo de Futebol, realizando seu último desejo, que era desencarnar quando o país inteiro estivesse em festa, para que ninguém chorasse sua morte.

Os espíritas o consideram tão importante quanto o fundador da religião, Allan Kardec, uma vez que depois dos sete livros de Kardec, que no espiritismo equivalem à Bíblia para o catolicismo, as obras de Chico são as mais importantes.

Agora que você já entendeu quem foi Chico Xavier, veja outros materiais sobre ele:

 

Especialistas online

Lara flor

Lara flor

Tarot,amor,zen

98% Avaliações positivas

1741 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

3732 Consultas

Luca tarólogo

Luca tarólogo

Terapeuta,dinheiro,tarot

92% Avaliações positivas

6767 Consultas

Cigana lilia saigg

Cigana lilia saigg

Vidência nas cartas,cartomancia,baralho cigano

100% Avaliações positivas

22 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *